Skip to main content

Modelos

Um modelo é um conjunto de parâmetros que permitem personalizar a exibição de uma entidade em certas janelas do Ancestris.

Janelas que utilizam modelos

Só as vistas seguintes utilizam modelos. Um exemplo permite ver a que se parecem os modelos em cada caso.

Árvore dinâmica

A árvore dinâmica utiliza os modelos para entidades e famílias. Os modelos aqui são as zonas no interior das respectivas caixas.

calques_arbre.png

Cartão de entidade

O cartão de entidade utiliza os modelos para todas as categorias de entidade.

Podemos ter o mesmo modelo individual que para a árvore dinâmica. Aqui, o modelo individual é o interior do cartão de entidade

calque_indi.png

Navegador estendido

O navegador estendido utiliza os modelos para entidades individuais e familiares.

Aqui podemos ver os modelos para os indivíduos do casal seleccionado. Note que não são iguais. O modelo do cônjuge não mostra o número Sosa. Pode portanto, seleccionar diferentes modelos para cada um.

pt_blueprints_extended_family.png

E um modelo para a família seleccionada:

pt_blueprints_sons.png

Editor Gedcom

O editor Gedcom utiliza os modelos na sua zona inferior (zona de edição) para todas as categorias de entidades.

Tal como para o cartão de entidade, o editor Gedcom utiliza modelos individuais e familiares, mas também outras entidades. Por exemplo, veja aqui um modelo para a entidade Repositório:

pt_blueprints_gedcom_repo.png

Ou um modelo simples de uma entidade multimédia:

pt_blueprints_gedcom_multimedia.png

Agora que já vimos como é que se parecem os modelos e onde são utilizados, vejamos como funcionam.

Princípios gerais

Um modelo é uma estrutura que define o que é necessário mostrar de uma entidade e como fazê-lo.

Um modelo é atribuído a uma dada categoria de entidade (indivíduo, família, fonte, etc.) para uma dada janela (árvore dinâmica, cartão de entidade, etc.).

Pode  utilizar outros modelos além dos pré-definidos e já existentes no Ancestris.

Existem vários modelos no Ancestris e já estão previamente seleccionados para cada uma das categorias de entidades e cada janela em causa. Assim, os modelos são uma opção simples no Ancestris. É livre de os ignorar e não é obrigatório fazer quaisquer alterações aos mesmos.

Pode mesmo definir os seus próprios modelos, ou seja, por um lado, as informações a mostrar para um indivíduo ou família (nome, morada, etc.) e para uma janela, por outro, o aspecto visual destas informações (cor, tipo de letra, alinhamento, disposição, etc.).

Se quiser fazer algumas alterações aos modelos, terá de aprender um pouco mais sobre eles. Este é o objectivo do que se segue neste tópico. Tecnicamente, um modelo é também uma peça de código em formato HTML escrita num ficheiro no seu disco. Consulte o parágrafo Localização da pasta de modelos para saber mais.

Gestão dos modelos

A gestão de modelos consiste em dois tipos de actividades:

  • atribuição de modelos a entidades e vistas;
  • construção dos seus próprios modelos e eliminação de outros.

Esta gestão é feita utilizando a janela de gestão de modelos. Existe uma janela de gestão para cada categoria de entidade. Esta janela é a mesma, qualquer que seja o tipo de entidade em causa, com excepção dos modelos que a janela contém e da forma de acesso à janela.

Para aceder à janela de uma categoria de entidade, utilize o menu contextual do Ancestris na categoria da entidade em questão:

  • clique direito do rato sobre um indivíduo, depois a acção "Seleccionar modelo para Indivíduos" para abrir a janela de gestão de modelos dos indivíduos;
  • clique direito do rato sobre uma família, depois a acção "Seleccionar modelo para Famílias" para abrir a janela de gestão de modelos familiares;
  • o mesmo para Notas, Fontes, Multimédia, Repositórios, etc, podendo isto ser feito a partir do cartão de entidade ou do editor Gedcom para as entidades correspondentes.

Eis como aceder à janela de gestão de modelos para indivíduos, a partir do cartão de entidade: clique direito do rato no indivíduo e depois escolha "Seleccionar modelo para Indivíduos".

pt_blueprints_entity_context_menu.png

Verá a janela de gestão de modelos individuais:

pt_blueprints_indi_blueprint.png

Qualquer que seja a categoria de entidade, o funcionamento desta janela é idêntico, pelo que faremos a descrição para o caso de um modelo individual abaixo.

Descrição

A janela de gestão de modelos contém as seguintes áreas:

  • alista de modelos à esquerda mostra os modelos actualmente disponíveis para a categoria de entidade previamente seleccionada. É a partir desta lista que o utilizador é convidado a seleccionar um modelo;
  • a área de antevisão no canto superior direito, que permite antever o modelo seleccionado na lista à esquerda;
  • o editor HTML no canto inferior direito, que mostra o código HTML do modelo seleccionado na lista à esquerda e permite ao utilizador modificá-lo, se necessário. Se não o vir, utilize a barra de separação horizontal, deslocando-a para cima com o rato;
  • uma série de botões na parte inferior:
    • o botão Novo adiciona uma cópia do modelo actualmente seleccionado na lista da esquerda e convida o utilizador a atribuir um nome a este novo modelo, que se torna então o modelo a modificar;
    • o botão Eliminar elimina o modelo seleccionado da lista;
    • o botão Inserir propriedade insere uma etiqueta no código HTML actualmente mostrado no editor HTML, na posição do cursor;
    • o botão Aceitar fecha a janela, validando as alterações;
    • o botão Cancelar fecha a janela sem validar as alterações.

Esta janela pode ser redimensionada.

A área de antevisão e a área do editor de texto podem ser ajustadas movendo o separador entre estas duas áreas com o rato ou clicando nas setas do separador no lado esquerdo das áreas:

pt_blueprints_HTML.pngUtilização geral

A janela cobre os seguintes requisitos:

  • Consulta dos modelos disponíveis - para ver como são os diferentes modelos disponíveis sem os activar (isto é, sem fechar o painel), clique sucessivamente em cada um deles na lista à esquerda e veja o resultado na área de antevisão;
  • Mudar de modelo - para atribuir um novo modelo à categoria de entidade actualmente seleccionada numa das vistas, clique no modelo desejado na lista à esquerda e valide clicando em Aceitar;
  • Modificação de um modelo - por razões de segurança, os modelos que já estão disponíveis não podem ser modificados. Para modificar um modelo existente, deve primeiro fazer uma cópia do mesmo. Seleccione-o na lista à esquerda, clique em Novo e dê-lhe um novo nome. As diferentes modificações terão então de ser feitas no editor HTML;
  • Novo - para criar um novo modelo, recomenda-se começar a partir de um modelo existente, seleccionando-o da lista à esquerda e depois clicar em Novo. Uma vez renomeado este novo modelo, as várias modificações terão de ser feitas no editor HTML;
  • Eliminação de um modelo - para remover um modelo da lista, seleccione-o e clique no botão Eliminar. Ser-lhe-á então pedido que confirme a eliminação do modelo em questão, que será definitiva;
    • Nota: por razões de segurança, os modelos que já estão disponíveis não podem ser eliminados.

Em geral, quando estiver prestes a fechar o painel validando as possíveis modificações através do botão Aceitar, certifique-se de seleccionar previamente na lista à esquerda o modelo seleccionado para a exibição da categoria da entidade seleccionada na árvore dinâmica.

Caso prático

Suponhamos que temos um modelo simples sem fotografia para os indivíduos na árvore dinâmica e queremos inserir a sua fotografia. Os passos são os seguintes:

  1. localizar onde se encontram as fotografias dos indivíduos nos dados das entidades individuais;
  2. abrir a janela de gestão de modelos a partir do local onde o modelo será finalmente aplicado;
  3. criar um novo modelo, copiando o modelo simples sem imagem e dando-lhe um novo nome "Novo_Modelo_Individual_Árvore";
  4. modificar o modelo para inserir a propriedade Fotografia localizada acima e ajustar o seu tamanho na moldura graças à antevisão;
  5. gravar o modelo e observar o resultado.

Localizar onde se encontram as fotografias dos indivíduos

A abertura do editor Gedcom permite-lhe ver onde estão as fotografias para cada indivíduo. Pode ver que está na etiqueta INDI:OBJE:FILE. Era isto que queríamos saber.

pt_blueprints_INDI_OBJE_FILE.png

Abrir a janela de gestão de modelos a partir do local onde o modelo será finalmente aplicado

Uma vez que queremos mudar o modelo de indivíduos para a árvore, é aqui que chamamos a janela de gestão de modelos.

Assim, a partir da árvore, clique com o botão direito do rato sobre um indivíduo. No menu contextual, escolhemos "Seleccionar modelo para Indivíduos".

pt_blueprints_tree_context_menu.png

Criar um novo modelo

Aparece a janela de gestão pretendida.

pt_blueprints_create_new.png

Como queremos criar um novo modelo, criamo-lo, por exemplo, a partir do modelo "Simples". É mais simples!

Por isso, seleccionamo-lo. Na antevisão, vemos então o que este modelo mostra para um indivíduo. Um texto simples sem fotografia. O que queremos fazer é adicionar a fotografia. Por isso, criamos uma cópia, porque não podemos modificar este. Para tal, clicamos em "Novo". Depois aparece esta janela:

pt_blueprints_create_new_file_name.png

Inserimos o nome do novo modelo e clicamos em Aceitar. Voltamos então à janela de gestão anterior com um novo modelo, que pode ser modificado.

pt_blueprints_new_modifiable.png

Temos o novo modelo seleccionado à esquerda, a mesma antevisão no canto superior direito e o código HTML no canto inferior direito. Podemos ver que este modelo é modificável, porque os botões Eliminar e Inserir propriedade estão clicáveis.

Vamos agora alterar o código HTML para adicionar a fotografia.

Modificar o modelo

Podemos ver 4 linhas de propriedades no código HTML: nome, nascimento, óbito, profissão.

A etiqueta HTML <prop> e tudo que ela contém é uma especificação do Ancestris, que nos permite manipular os dados genealógicos no ficheiro Gedcom.

Queremos colocar a fotografia abaixo, por isso queremos inserir outra propriedade, a localizada acima: INDI:OBJE:FILE, depois das quatro já presentes. 

Colocamos o cursor sob </table>, a etiqueta que marca o fim de uma tabela.

Clicamos em Inserir propriedade. Aparece uma janela listando uma escolha de propriedades disponíveis:

pt_blueprints_create_new_insert_tag.png

Nesta janela, encontramos a linha Multimédia (OBJE), expandimo-la para fazer aparecer o seu conteúdo e vemos a linha Ficheiro (FILE). Marcamos a caixa. E clicamos em Aceitar.

Vejamos agora o que mudou:

pt_blueprints_create_new_tag_end.png

Mas ainda não é isto, porque na antevisão pode ver-se que a imagem é demasiado grande. E talvez seja melhor colocá-lo no canto superior direito do texto.

Uma vez que o texto foi estruturado numa tabela, é necessário colocar a imagem numa caixa da tabela, a criar à direita do texto. Para o fazer, modificamos o código HTML da seguinte forma: movemos a linha que acabamos de inserir para a estrutura da tabela, adicionando uma célula através das etiquetas <td> e </td>.

Como também queremos limitar o tamanho da imagem, adicionamos uma especificação do Ancestris: "max = 20" no final, dentro da etiqueta <prop ... >, o que significa limitar o tamanho da imagem a 20% da largura disponível. A antevisão muda à medida que se altera o código. O que é muito útil e permite ver imediatamente se o que está a fazer está correcto. Uma vez alterado o código, a antevisão já parece correcta e a janela tem o seguinte aspecto:

pt_blueprints_create_new_tag_size.png

O código realçado em azul fez o seu papel: a fotografia está agora numa célula da tabela e limitada a 20% da largura.

Gravar o modelo e observar o resultado

Podemos gravar. Clique em Aceitar e voltará à árvore dinâmica. O modelo individual modifica-se.

pt_blueprints_new_family.png

Está bom, temos aquilo que queríamos, para o Senhor e para a Senhora!

Para ir mais longe

Evidentemente, a parte mais difícil ainda é conhecer a linguagem HTML por um lado e conhecer as especificidades acrescentadas pelo Ancestris para manipular dados genealógicos, por outro.

Quanto à linguagem HTML, existem muitas páginas para o ajudar.

Quanto às especificidades do Ancestris, as etiquetas adicionadas ao HTML são:

  • <prop> ou <ifvalue>;
  • <name> ou <i18n>;
  • <mark>.

Os parágrafos seguintes tentam explicá-las.

Etiquetas <prop> ou <ifvalue>

<prop | ifvalue    path="caminho:para:propriedade"    [default="caminho:para:outra:propriedade"]    [format="formato"]    [max="n"]    [img="yes"]    [txt="no"]>

Mostra a propriedade da entidade definida pelo caminho. Se for indicado outro caminho, é este o utilizado se a primeira propriedade não for encontrada.

Para múltiplas propriedades, pode ser indicada uma posição no caminho usando "?i", onde i é a posição da propriedade. Após este número, pode indicar o resto do caminho, se o houver. Veja o exemplo abaixo com as profissões

format e max são explicados abaixo.

O parâmetro img pode ser definido como "yes" ou "no" para mostrar o ícone da propriedade. A pré-definição é "no".

O parâmetro txt pode ser definido como "yes" ou "no" para mostrar ou não a propriedade. A pré-definição é "yes".

Os parâmetros entre parênteses rectos são opcionais.

Caso dos nomes (propriedade NAME)

Para personalizar a exibição do nome, podemos utilizar as suas sub-propriedades.

Por exemplo: <prop path=INDI:NAME > dit : <prop path=INDI:NAME:NICK> mostrará o nome completo, seguido do diminutivo.

Assim: DUPONT dit : DUDUCHE

Caso dos locais (propriedade PLAC)

É possível forçar precisamente a jurisdição que desejamos ver nos locais. A sintaxe da linha a inserir no editor HTML é como se segue:

<prop path=INDI:BIRT:PLAC format="1 (6)">

onde 1 e 6 são os ordinais das jurisdições, tal como definidas no formato dos locais. Por exemplo, suponhamos que os nossos locais estão formatados como se segue na etiqueta PLAC:

Local, Código postal, Freguesia, Concelho, Distrito, Região, País

Para saber o ordinal, contamos começando em 0, donde 1 é o código postal e 6 o país.

Neste caso, podemos dizer que:

  • <prop path=INDI:BIRT:PLAC format="1 (6)"> mostrará Código postal (País)
  • <prop path=INDI:BIRT:PLAC format="1, 0"> mostrará Código postal, Local
  • <prop path=INDI:BIRT:PLAC format="1 (4)"> mostrará Código postal (Distrito)
 
Caso de propriedade múltipla, tal como profissões (propriedade OCCU)

No caso de existirem múltiplas propriedades, é possível forçar a posição de uma propriedade.

A sintaxe da linha a inserir no código  HTML é como segue:

<prop path=INDI:OCCU?2>

Assim, é possível mostrar as primeiras 5 profissões de cada indivíduo. No modelo pré-definido, o código seria alterado inserindo os 5 blocos da seguinte forma:

<tr>
			<td><prop path=INDI:OCCU?1 img=yes txt=no></td>
			<td valign="top">
				<b><prop path=INDI:OCCU?1 max=67></b>&nbsp;<br>
			</td>
		</tr>
		<tr>
			<td><prop path=INDI:OCCU?2 img=yes txt=no></td>
			<td valign="top">
				<b><prop path=INDI:OCCU?2 max=67></b>&nbsp;<br>
			</td>
		</tr>
		<tr>
			<td><prop path=INDI:OCCU?3 img=yes txt=no></td>
			<td valign="top">
				<b><prop path=INDI:OCCU?3 max=67></b>&nbsp;<br>
			</td>
		</tr>
		<tr>
			<td><prop path=INDI:OCCU?4 img=yes txt=no></td>
			<td valign="top">
				<b><prop path=INDI:OCCU?4 max=67></b>&nbsp;<br>
			</td>
		</tr>
		<tr>
			<td><prop path=INDI:OCCU?5 img=yes txt=no></td>
			<td valign="top">
				<b><prop path=INDI:OCCU?5 max=67></b>&nbsp;<br>
			</td>
		</tr>

Para um indivíduo com três profissões, utilizando o código acima, deveria ver o seguinte na árvore:

pt_blueprints_multi-properties-rank.png

Outros casos de formatação
  • format="$D" : mostra a data completa de um evento;
    • Exemplo: <prop path="INDI:BIRT" format="{$D}"> mostrará 10 fév 1876;
  • format="$y" : mostra o ano da data de um evento;
    • Exemplo: <prop path="INDI:BIRT" format="{$y}"> mostrará 1876;
  • format="$P" : mostra o local completo de um evento;
    • Exemplo: <prop path="INDI:BIRT" format="{$P}"> mostrará Lyon, 69002, Rhône, France;
  • format="$p" : mostra a freguesia de um evento:
    • Exemplo: <prop path="INDI:BIRT" format="{$p}"> mostrará Lyon;
  • format="$n" : mostra o nome da entidade ligada, se existir:
    • Exemplo: <prop path="INDI:CHR:XREF" format="{$n}"> mostrará Marie STUART, a madrinha de baptismo;
  • format="$N" : mostra o nome completo da entidade ligada, se existir:
    • Exemplo: <prop path="INDI:CHR:XREF" format="{$N}"> mostrará STUART, Marie (° 30 mars 1909 + 16 décembre 2008) (I0298);
  • format="$v" : mostra o nome completo da entidade ligada, se existir com a sua natureza:
    • Exemplo: <prop path="INDI:CHR:XREF" format="{$v}"> mostrará Marraine : STUART, Marie (° 30 mars 1909 + 16 décembre 2008) (I0298);
  • format="$V" : mostra só o número de entidade:
    • Exemplo: <prop path="INDI:CHR:XREF" format="{$V}"> mostrará I0298;
    • Exemplo: <prop path="INDI:BIRT:SOUR" format="{$V}"> mostrará S134, o identificador da fonte de nascimento;
  • format="texto{$e}" : mostra o texto "texto" se os dados existirem, nada se não;
    • Exemplo: <prop path="INDI:NAME:SOUR" format="{(*)$e}"> mostrará (*) se INDI:NAME:SOUR existe, nada se não;
  • max="n" : limita a exibição a n% da largura disponível. Válido para imagens ou texto;
    • Exemplo: <prop path="INDI:NAME" max=10"> mostrará o nome completo truncado a 10% da largura disponível.

Etiqueta <media>

<media    [path="caminho:para:multimédia"]    [max="n"]>

Mostra multimédia de uma entidade. Se for indicado um caminho, é utilizada a multimédia correspondente, caso contrário, é mostrada a primeira encontrada.

O parâmetro "max" limita o tamanho da largura, como acima.

Os parâmetros entre parênteses rectos são opcionais.

Etiqueta <name> ou <i18n>

<name|i18n   [tag="etiqueta"]  [path="caminho:para:propriedade"]   [entity="etiqueta"]  >

Mostra o nome da etiqueta dada por tagpath ou entity.

Tem de especificar um dos três atributos. tag tem prioridade sobre path, que tem prioridade sobre entity.

Exemplos:

  • <name tag="NAME"> mostrará Nome.
  • <name path="INDI:NAME"> mostrará Nome.
  • <name entity="SUBM"> mostrará Investigador.
Etiqueta <mark>

<mark path="caminho:para:propriedade" [test="value"] [repeat="n"] >

Esta etiqueta é utilizada para mostrar um marcador num modelo. O marcador é mostrado se a propriedade denotada pelo atributo path estiver presente para a entidade.

Se o atributo test estiver presente, o marcador só será mostrado se o valor da propriedade for idêntico ao valor de test.

O atributo repeat permite definir o tamanho em número de caracteres do marcador.

Por exemplo, o seguinte código permite mostrar um marcador verde em indivíduos cujo apelido é Capet e um marcador vermelho se o apelido for Habsbourg:

  • <font color=green><mark path=INDI:NAME:SURN test=CAPET></font>: mostra um marcador verde em indivíduos com apelido CAPET;
  • <font color=red><mark path=INDI:NAME:SURN test=HABSBOURG></font>: mostra um marcador vermelho em indivíduos com apelido HABSBOURG;

O que resulta nos marcadores verdes e vermelhos abaixo:

pt_blueprints_mark_tag.png

<mark path=INDI:SEX test=Desconhecido repeat=5>: mostra uma barra de 5 caracteres quando o sexo do indivíduo é "Desconhecido":

pt_blueprints_mark_repeat_tag.png

Localização da pasta de modelos

Os modelos são gravados na pasta do utilizador, numa sub-pasta denominada "ancestris/blueprints".

A pasta blueprints contém várias sub-pastas, cada uma delas com o título da etiqueta correspondente à entidade em questão: é em cada uma destas sub-pastas que se encontram os diferentes modelos:

Como se trata de ficheiros em formato HTML, pode abri-los com o seu navegador da Internet favorito. E pode mesmo partilhá-los com a comunidade Ancestris! Desde já agradecemos.

B-A BÁ

Há um B-A-BÁ pedagógico sobre os modelos, em formato PDF. Pode transferi-lo.