Skip to main content

Página Web

Esta ferramenta gera um mini-sítio, permitindo a navegação pela genealogia e a publicação local ou numa página pública na Internet.
pt_website.png

Descrição

Objectivo

Para seu uso pessoal ou para os seus familiares, as páginas geradas darão acesso à informação de todas as pessoas presentes na sua genealogia, sob a forma de uma navegação agradável no seu navegador de Internet habitual.

É um conjunto de páginas que poderá ler com qualquer navegador de Internet, em qualquer computador.

Não é necessário enviar a informação para a Internet.

O sítio gerado é um conjunto de ficheiros e pastas que pode depositar em qualquer suporte (disco rígido, CD, pen USB, o seu sítio...), ou que poderá enviar a um familiar de uma forma privada.

Pode também optar por criar as páginas noutra língua, para além das páginas francesas.

Páginas geradas

A primeira página do site dá uma visão geral, com acesso a todos os indivíduos e fontes através dos seus respectivos índices.

O índice dá acesso à lista de indivíduos ou fontes.

Para cada indivíduo, tem a sua mini-árvore ao longo de 4 gerações, a sua folha de informação, os seus pais, as suas notas, as suas fontes.

pt_website_details.png

Uso

A página web é muito fácil de gerar. Basta escolher a acção a partir do menu Ferramentas -> Publicação -> Página web.

O Ancestris pede-lhe um local para colocar os ficheiros que constituirão o seu sítio. A pasta indicada deve estar vazia. Os ficheiros nela contidos serão eliminados em qualquer caso. O Ancestris avisa-o se for este o caso. Uma vez escolhida a pasta, o sítio é gerado imediatamente. A janela seguinte aparece para lhe dar o resultado da geração. Pode fechá-la posteriormente:

pt_website_result.png

No final da geração, o seu navegador abre e mostra a página inicial do site gerado. Quando tiver terminado a navegação, poderá fechar o navegador.

Se quiser ver as páginas do sítio web novamente depois, não é necessário regenerar o sítio. Basta abrir o ficheiro index.html que se encontra na pasta que especificou para gerar o sítio.

Além disso, caso deseje copiar o seu sítio para outro meio ou enviá-lo por correio electrónico, pode comprimir a pasta que contém os ficheiros.

Personalização

As páginas geradas podem ser personalizadas no separador da extensão, nas preferências do Ancestris:

pt_website_options.png

As opções de personalização são bastante explícitas. Vamos concentrar-nos nas menos explícitas:

  • Formatação de locais: all é o único valor disponível de momento;
  • Traduzir para o idioma (ISO639 2 letras, e.g. en): em branco para não gerar outro idioma, ou inserir o código do país em 2 caracteres, caso contrário. Os idiomas disponíveis são: da, de, el, en, es, fi, it, nl, pt, sv.