Skip to main content

Modificar o formato dos locais

Esta janela permite-lhe alterar o formato padrão das jurisdições de locais em qualquer ficheiro Gedcom e também alinhar todos os nomes de locais existentes com esta definição.

Esta definição é armazenada no cabeçalho do ficheiro Gedcom. Por conseguinte, é específica para cada ficheiro de genealogia e só existe uma para cada ficheiro.

Se decidir alinhar todos os topónimos com o formato padrão, cada topónimo será modificado em conformidade e gravado no ficheiro Gedcom.

Descrição

pt-change-places-format.png

Esta janela mostra o formato existente no topo, em "Formato actual". De onde vem este formato actual?

  • Quando cria um ficheiro genealógico pela primeira vez, o Ancestris utiliza o idioma principal para definir o formato das jurisdições do local.
  • Quando migra um ficheiro Gedcom a partir de outro programa, o Ancestris define também o formato do lugar, se ainda não existir um, a menos que não converta o ficheiro quando o migra. Neste caso, o Ancestris deixa o ficheiro Gedcom como está e abre-o simplesmente. O formato existente pode, portanto, estar vazio, se o programa anterior não utilizava estes dados da norma Gedcom.

Em "Formato actual", encontrará uma indicação do número de locais diferentes encontrados no ficheiro Gedcom e quantos não estão alinhados com o formato de jurisdição do local. No lado direito, aparece um botão que lhe permite decidir se os deve converter.

O novo formato encontra-se na parte inferior da página, em "Novo formato das jurisdições". Se for diferente do formato existente, aparecerá um botão que permite passar do formato existente para o novo formato, definindo a tabela de correspondência jurisdicional, ver abaixo.

Utilize os botões na parte central da janela para criar um novo formato.

Primeiro, definir o novo formato das jurisdições

  • Utilize o botão pt-button-create-jurisdiction.png depois de inserir o nome da nova jurisdição no campo à direita deste botão.
  • Utilize o botão pt-button-delete-jurisdiction.png depois de seleccionar cada uma das jurisdições a eliminar.
  • Utilize os botões pt-button-move-jurisdiction-up.png e pt-button-move-jurisdiction-down.png para reordenar as jurisdições da mais pequena para a maior, de cima para baixo.
  • Utilize o botão pt-button-nameless-jurisdiction.png para inserir uma jurisdição vazia sem lhe dar um nome.
  • Utilize o botão pt-button-reset-format.png para repor o formato previamente existente.

A imagem abaixo mostra um exemplo de mudança de um formato americano para um formato francês, apenas para fins ilustrativos.

pt-file-places-2.png

Em seguida, forneça a tabela de conversão utilizando o botão Converter localizações

Assegure-se de que a caixa Converter está marcada e clique em pt-button-convert-places.png. É mostrada uma tabela de mapeamento entre os campos do formato actual e do novo formato, como mostra o ecrã abaixo.

O ecrã explica o que tem de ser feito. É mostrado abaixo depois de arrastar e largar as primeiras 4 jurisdições dos EUA que correspondem a quatro das jurisdições francesas.

Se não existir uma nova jurisdição no formato actual, esta ficará vazia no novo local.

Se uma jurisdição actual não existir no novo formato, a informação de local correspondente desaparecerá após a conversão e os dados perder-se-ão.

pt-file-places-3.png

Quando esta correspondência tiver sido estabelecida, o botão Aceitar na janela principal fica activo. Clique-o para efectuar a alteração do formato dos locais.

Se tiver modificado o formato dos locais e preenchido a tabela de mapeamento, pode encontrar-se numa de duas situações:

  • o número de critérios entre o antigo e o novo formato é diferente, caso em que o Ancestris pode alertá-lo para uma anomalia nos locais aquando da validação de dados Gedcom. Se se reduzir o número de critérios, também se perdem os dados correspondentes aos critérios que não têm posição no novo formato.

pt-file-places-5.png

  • o número de critérios é o mesmo, caso em que não se perderão dados.

    Resultado

    Ao clicar em Aceitar no ecrã anterior, o Ancestris modificará todos os locais no ficheiro Gedcom, de acordo com a tabela de correspondência,e mostrará a seguinte janela.

    pt-file-places-6.png