Skip to main content

Fichas de informação individual/familiar

Este relatório produz fichas sintéticas de indivíduos ou famílias, árvores ou fichas narrativas, de forma totalmente personalizável.

Ficha individual do modelo padrão

pt_gedart_individual_card.png

Ficha familiar do modelo padrão

pt_gedart_family_card.png

A filosofia deste relatório

A filosofia deste relatório é permitir a cada utilizador criar folhas personalizadas, tanto para a informação a ser incluída como para a disposição. Para tornar isto tão simples quanto possível, este relatório baseia-se, portanto, em modelos que o utilizador pode modificar.

A versão actual oferece muitos modelos diferentes. Os modelos consistem em vários ficheiros editáveis que podem ser encontrados na pasta do utilizador.

Este relatório também é conhecido por Gedart.

Gedart é um acrónimo inglês que significa "GEnealogical Data Analysis and Report Tool", Ferramenta de análise e apresentação de dados genealógicos.

Em gedart temos também dois componentes: GED e ART, quer dizer, apresentação de dados genealógicos de forma artística, ou talvez "utilize o seu talento de artista sobre os seus dados genealógicos".

Como executar o relatório

Este relatório pode ser executado a partir da janela Listas e relatórios para gerar todos os registos de toda a genealogia, ou a partir de um determinado indivíduo ou família, clicando com o botão direito do rato e utilizando o menu contextual, para gerir apenas o registo de um único indivíduo ou família.

Execute este relatório indivíduo por indivíduo, ou família por família idealmente, ou pelo menos num pequeno número de indivíduos.

Não execute este relatório sobre uma grande genealogia. O ficheiro html gerado teria um tamanho que o seu navegador não seria capaz de gerir e saturaria a memória do seu computador.

Este relatório está em desenvolvimento. Pode não funcionar como esperado com todas as genealogias.

Seja como for, verifique, antes de o executar, que as definições correspondem ao que pretende:

pt_gedart_options.png

As caixas de verificação são auto-explicativas. Escolha o modelo a utilizar a partir do menu pendente. É aqui que os modelos que vier a criar devem também aparecer.

Uma vez escolhidas as opções, execute o relatório como os outros, clicando em Executar relatório. A janela de execução do relatório aparece e mostra "Concluído", se tudo correu bem. Poderá ver outras janelas pedindo a localização do ficheiro, se optou por gravar o resultado em disco. 

Depois o seu navegador abre e mostra o resultado.

Os modelos fornecidos

Árvores de ascendência

Árvore de 5 gerações

Mostra a ascendência até 5 gerações de um indivíduo, numa única página, de forma gráfica e colorida.

Árvore de 10 gerações

Mostra a ascendência até 10 gerações de um indivíduo, mostrando sucessivamente páginas de 5 gerações, que são impressas em páginas diferentes.

O relatório gera um ficheiro html, no qual as quebras de página são incorporadas. Funciona geralmente bem sob Firefox com a letra definida para "serif 14" nas preferências.

Árvore decorativa

Mostra numa única página, uma árvore vertical com quatro gerações de antepassados e informações sobre o seu estado civil.

Esta árvore é mostrada sobre uma imagem de árvore em fundo. Se criar o seu ficheiro *.html noutra pasta que não a de relatórios, lembre-se de copiar uma cópia da imagem de fundo para lá também.

Árvore patronímica

Mostra numa única página, uma árvore com 7 gerações dos seus antepassados seguindo a filiação patronímica, ou seja, de acordo com o nome do pai, com o da sua esposa e as informações sobre o seu estado civil.

Por exemplo: se o nome do seu antepassado inicial for Durand, então terá os seus sete antepassados Durand.

Esta árvore é frequentemente solicitada em associações genealógicas para estabelecer pastas dos nomes e apelidos estudados pelos membros.

Se desejar mostrar o nome do genealogista que cria o relatório, deve criar um fornecedor de informação, pode até indicar o seu número de membro no seu círculo genealógico.

Fichas de informação

Ficha padrão

Estas são as duas imagens no topo desta página. São ricas e relativamente completas, para dar informações sobre um indivíduo ou uma família.

Ficha individual sucinta

Dá as principais informações do indivíduo.

Ficha individual completa I

Fornece informações quase completas, incluindo o texto de citações de fontes sobre actos relacionados com um indivíduo, incluindo uniões, da sua genealogia. Apresenta a fotografia do indivíduo e fotografias de residências e transcrições de actos, se indicadas no seguinte formato: BAPM ou BIRT,BURI, DEAT, MARR, MARC, DIV =>SOUR => DATA => TXT.

Ficha individual completa II

O mesmo da precedente, mas privilegiando a multimédia.

Gráfico de relações familiares

Para um indivíduo, mostra uma vista gráfica dos pais e avós, cônjuges e seus filhos.

Para uma família, mostra uma vista gráfica dos pais e avós de uma família e dos filhos do casal.

Fichas narrativas

Biografia

Escrever uma biografia individual não é muito difícil, mas requer um pouco de método. Este relatório destina-se a tornar o seu trabalho mais fácil.

Escreva o seu texto nas caixas a preencher, seguindo os conselhos e consultando a ficha individual que, neste relatório, serve como o seu "contexto".

Quando tiver terminado de preencher as várias caixas, basta carregar no botão "Gerar um rascunho do seu texto" para obter um primeiro rascunho do seu texto biográfico.

Terá de o seleccionar com o rato, copiá-lo e depois, na sua genealogia, criará uma nota sob o seu indivíduo e lá colará o seu texto.

Quando editar o relatório "Ficha individual completa", a sua nova biografia será mostrada no início da ficha.

Século de gerações

O relatório individual "Século de gerações" fornece um folheto com informações sobre três gerações patronímicas.

Após uma página de título, o relatório fornece uma página com um gráfico ao longo de três gerações da família do indivíduo inicial: cônjuge e filhos, pais e avós.

Segue-se então a ficha individual completa do indivíduo inicial, do seu pai e do seu avô.

As duas primeiras folhas são ligeiramente aligeiradas para evitar a redundância.

O relatório funciona com uma entrada genealógica padrão, mas pode fornecer vários tipos de elementos adicionais interessantes.

Personalização

A personalização deste relatório consiste em criar os seus próprios modelos.

Como funcionam os modelos?

Um modelo é um conjunto de ficheiros localizado numa pasta no seu computador.

O primeiro ficheiro utilizado é o ficheiro index.vm. Este ficheiro é fundamental e o seu papel é fazer a ligação entre os dados e a apresentação destes dados.

Onde estão os modelos?

Os modelos encontram-se numa sub-pasta da pasta do utilizador : <pasta do utilizador>/ancestris/gedart.

pt_gedart_folder_tree.png

A pasta contrib-templates é a que contém os modelos fornecidos. Não deve acrescentar aqui nada.

A pasta templates é onde deve pôr os seus modelos personalizados. Não é necessário alterar o nome desta pasta.

Como criar um modelo?

Para criar um modelo, é necessário compreender um certo formalismo e ser capaz de modificar ficheiros em formato html utilizando um editor de texto. É óbvio que estas manipulações, mesmo que não sejam muito complexas, serão difíceis para alguns utilizadores mais neófitos. A melhor maneira de criar um modelo é a partir do fornecido com o Ancestris.

Para o fazer, crie, por exemplo, uma pasta modelos/meus_modelos e copie todos os ficheiros na pasta F01_Standard.

Nesta nova pasta, abra o ficheiro resources.properties. Este é o que contém o título do modelo em diferentes línguas. Altere a linha do nome do modelo em francês "name.fr = Fiche standard" para "name.pt = Meu modelo".

Em seguida, reinicie o Ancestris ou reabra a janela Listas e relatórios. No separador de opções do relatório da folha de informação, o seu modelo aparece agora na lista pendente.

Poderá então modificar os ficheiros do modelo meumodelo como desejar, de acordo com a sintaxe explicada abaixo.

Qual é a sintaxe dos modelos?

Os modelos utilizam um motor de geração de ficheiros chamado velocity cuja documentação está disponível na página inglesa da Apache velocity.

Para ter uma primeira ideia concreta desta sintaxe, abra o ficheiro Indisheet.vm num editor de texto. Encontrará semelhanças com a sintaxe html, por um lado e a linguagem de programação Basic, por outro.

Quais são as informações genealógicas utilizáveis num modelo?

Um modelo pode utilizar toda a informação disponível sobre o indivíduo e as famílias sobre as quais o relatório foi elaborado.

Veja os exemplos fornecidos para compreender o que pode ser feito. Não hesite em partilhar os seus comentários ou desejos no fórum ou na lista de discussão do Ancestris.

Como alterar o formato de saída?

Embora o modelo fornecido com o relatório produza um ficheiro em formato html, este pode ser modificado para produzir um ficheiro em formato texto, rtf ou csv.