Skip to main content

Os locais

Um local é uma propriedade que indica um sítio físico associado a um evento, e geralmente fornecido com um endereço postal e capaz de receber coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Na norma Gedcom, o local é designado pela etiqueta PLAC.

As jurisdições de um local

O valor de um local é criado sob a forma de elementos de endereço separados por vírgulas, tais como um endereço postal.

Exemplo de um local (etiqueta seguida do seu valor):

PLAC Lorient,56100,Morbihan,Bretagne,France

Estes elementos de local são chamados jurisdições. Uma jurisdição, também conhecida como critério de local, é portanto um elemento constitutivo de um lugar: a cidade, o código postal, a região, o país, etc.

No exemplo acima, as jurisdições são: cidade, código postal, departamento, região, país.

Na norma Gedcom, as diferentes jurisdições de um local estão organizadas de forma linear, da esquerda para a direita, separadas por vírgulas e por ordem crescente de importância administrativa.

Escrever-se-á o local à esquerda da cidade, a cidade à esquerda da departamento, o departamento à esquerda da região e não o contrário. Assim, o exemplo acima não pode ser escrito como se segue:

PLAC France,Lorient,Bretagne, Morbihan,56100

A norma Gedcom torna possível definir as suas próprias jurisdições. Pode-se efectivamente definir o nível paroquial ou local, por exemplo, ou ter dois códigos para a freguesia: o código postal e o código fiscal.

Assim, pode-se muito bem ter um código INSEE para descrever o local acima.

PLAC Faouédic,Lorient,56121,56100,Morbihan,Bretagne,France

O local está antes da cidade, e o código Insee está antes do código postal, estas são noções mais precisas para locais em França.

Uso da vírgula

Na norma Gedcom, a vírgula é o elemento separador utilizado para distinguir as diferentes jurisdições de um local. Se uma das jurisdições for desconhecida, será deixado um espaço vazio para essa jurisdição.

Por exemplo, na ausência da localidade e do código INSEE, o local Lorient, mencionado acima, poderia assumir a seguinte forma:

PLAC ,Lorient,,56100,Morbihan,Bretagne,France

A vírgula inicial e duas vírgulas sucessivas indicam a localização das duas jurisdições não preenchidas (o local e o código INSEE).

Para uma boa compreensão ao ler um local, é portanto essencial respeitar a localização das vírgulas e, obviamente, não utilizar vírgulas dentro de uma jurisdição:

  • por exemplo, a cidade de La Rochelle mantém o seu espaço em branco entre La e Rochelle, mas não recebe nenhum outro, nem antes do "L" maiúsculo nem depois do "e" final;
  • para facilidade de leitura, as diferentes vistas do Ancestris (nomeadamente os editores) podem mostrar espaços no conteúdo dos locais (especialmente após cada vírgula, de acordo com o uso tipográfico), mas o ficheiro Gedcom não aceita nenhum espaço em branco de cada lado destas vírgulas.

Formato dos locais

Todos os locais na mesma genealogia devem ser descritos nas mesmas jurisdições e na mesma ordem. Este é o formato dos locais.

Este formato é indicado dentro do ficheiro Gedcom, para todos os lugares da genealogia, no cabeçalho do ficheiro. São as seguintes linhas no cabeçalho (HEAD) do ficheiro Gedcom que indicarão esta correspondência:

1 PLAC
2 FORM Local,Código postal,Freguesia,Concelho,Distrito,Região,País

Este formato não é essencial no cabeçalho e pode ser alterado, mas em termos de consistência e qualidade de dados, recomendamos vivamente a sua definição e utilização.

Para uma genealogia que abranja vários países, é portanto necessário um formato genérico que seja suficientemente extenso para permitir que as localizações de todos os países em causa sejam referenciadas.

Modificação do formato dos locais

A janela Modificação dos critérios de local permite, por um lado, adicionar ou eliminar um tipo de jurisdição no formato do local e, por outro, alterar a ordem dos diferentes tipos de jurisdições, isto para todos os locais e para todas as entidades do ficheiro genealógico. Esta janela é acessível a partir do menu Ficheiro -> Propriedades.

Também é possível alterar o formato dos locais a partir do editor Gedcom, clique direito numa linha PLAC, Menu contextual, comando Definir critério para locais.

Para inserir um local, as diferentes jurisdições devem ser listadas por ordem crescente de importância, com cada nível separado por uma vírgula. Se uma jurisdição não estiver preenchida, a vírgula deve ser mantida.

Inserir um local

Princípio

Se nas preferências tiver optado pela exibição de jurisdições separadas, não precisa de se preocupar com as explicações que se seguem, as jurisdições serão inseridas separadamente, ou seja, nível por nível.

Caso contrário, deverá inserir os seus locais a nível global, ou seja, como uma sucessão de jurisdições separadas por vírgulas. Por exemplo, para um evento localizado no Palais du Louvre em Paris, código INSEE 75056, departamento de Paris, França, seria:

Palais du Louvre,Paris,75056,,Paris,,France
pt_the_places_single_jurisdiction.png
  • Não se coloca nada depois da palavra França.
  • Se o local for desconhecido, coloca-se uma vírgula no início da linha.
  • Para um evento para o qual apenas a freguesia é conhecida, escrever uma vírgula no início e quatro vírgulas no fim da linha.
 ,Allanche,,,,

O princípio é simples de recordar:

  • do mais pequeno para o maior e
  • cada termo separado por uma vírgula.

Preenchimento automático das jurisdições do local

Durante a inserção de dados, verá uma lista pendente, oferecendo-lhe lugares já conhecidos que comecem com as mesmas letras. Clique na linha proposta com o botão esquerdo do rato e Aceitar para validar.

Se, nas preferências, escolheu inserir Jurisdições separadas, esta função também existe, mas linha a linha.

Modificação global de um local

Se verificar que desde sempre cometeu um erro de dactilografia num local, ou se o mesmo local tiver sido registado de formas diferentes, quererá alterar todos os locais errados de uma só vez sem ter de voltar a cada local para o corrigir.

Isto é possível a partir de um local no editor Gedcom, ou a partir da lista de locais ou da tabela de locais.