Ver a multimédia
O visualizador de multimédia mostra todos os ficheiros multimédia da genealogia numa única janela.
Pode vê-los facilmente utilizando filtros e opções de ordenação. Também pode identificar a forma como são utilizados na genealogia.
O visualizador de multimédia pode ser acedido a partir do gestor de multimédia e do editor Cygnus.
Descrição
Todos os ficheiros multimédia aparecem na lista como imagens. Os ficheiros multimédia, tais como vídeos ou sons, aparecem como ícones simplificados.
Acima da lista de imagens encontram-se filtros e uma selecção de opções de ordenação.
Quando um ficheiro multimédia é seleccionado, a sua imagem aparece em tamanho grande no lado esquerdo, juntamente com as suas características.
Lista
As imagens aparecem dinamicamente à medida que o utilizador percorre a página.
Uma vez que as imagens tenham aparecido uma vez, aparecerão mais rapidamente da próxima vez que se deslocar.
Clique com o botão direito do rato numa imagem para a seleccionar nas outras vistas do Ancestris.
Os títulos que aparecem por baixo das imagens são os títulos da multimédia utilizada na genealogia, se os tiver fornecido, ou o nome da entidade a que estão ligados, ou "Multimédia" se não tiver título e não for utilizado na genealogia. Uma nota na parte inferior da janela explica como o título foi gerado e associa-o a uma cor.
Filtros
Os filtros podem ser utilizados para restringir a lista de ficheiros multimédia a apresentar, de modo a acelerar a pesquisa.
O texto de pesquisa permite-lhe introduzir uma sequência de caracteres que o Ancestris utilizará para fazer corresponder o título, o nome do ficheiro ou a entidade que aloja os ficheiros multimédia.
Um botão ao lado do texto de pesquisa permite-lhe exibir ou ocultar os outros filtros.
Os filtros seguintes incluem o tipo de evento ou entidade ao qual o ficheiro multimédia está anexado.
A última linha de filtro pode ser utilizada para seleccionar ficheiros multimédia que são utilizados ou não, encontrados ou não, locais ou remotos, de um só ficheiro ou de vários ficheiros, anexados a uma entidade ou a uma propriedade.
-
Usado, se pelo menos uma entidade se referir ao ficheiro multimédia
-
Encontrado, se o ficheiro existir nos seus discos locais ou na Internet
-
Local, se o ficheiro estiver realmente nos seus discos locais
-
Ficheiro único, se o ficheiro for o único na propriedade ou na entidade multimédia. Para informação, uma entidade multimédia pode incluir vários ficheiros a partir da versão 5.5.1 do Gedcom
-
Como uma entidade, se o ficheiro estiver ligado a uma entidade multimédia - em vez de uma propriedade multimédia, o que significa que o mesmo ficheiro pode ser reutilizado em várias outras entidades sem ter de referenciar o ficheiro físico mais do que uma vez.
Os filtros ajudam-no a limpar mais rapidamente a sua genealogia de ficheiros multimédia indesejados.
Os ficheiros multimédia indesejados são geralmente aqueles que são:
- não utilizados, a não ser que estejam na sua genealogia à espera de serem utilizados;
- não encontrados, porque nesse caso não são utilizáveis;
- remotos, porque tendem a ser mais lentos a aparecer;
- com vários ficheiros, porque o mesmo ficheiro físico não deve ser referenciado mais do que uma vez na genealogia;
- como propriedade, porque estes ficheiros não podem ser reutilizados sem repetir a operação de anexação de ficheiros. Se o nome do ficheiro também mudar, terá de o modificar em várias propriedades.
Escolha da ordem
A lista de ficheiros multimédia pode ser ordenada por título, nome do ficheiro, localização da pasta ou frequência de utilização na genealogia.
Características da multimédia
As caraterísticas do ficheiro multimédia são mostradas por baixo da imagem.
-
Título: é o título do suporte de dados que faz referência ao ficheiro, tal como descrito acima.
-
Anexo do ficheiro multimédia: indica se o ficheiro multimédia está anexado a uma entidade ou a uma propriedade. Se estiver ligado a uma entidade multimédia, uma lista pendente mostra todas as entidades que o utilizam. Isto corresponde ao critério de ordenação por frequência mencionado acima.
-
Valor: este é o valor da propriedade FILE que se refere ao ficheiro físico. É possível ver se é um caminho absoluto (começando com "/" ou "C:\", por exemplo) ou um caminho relativo.
-
Indicador de encontrado: indica se o ficheiro foi ou não encontrado.
-
Indicador de local: indica se o ficheiro é local ou remoto.
-
Caminho completo para o ficheiro: este é o caminho completo para o ficheiro físico, quer seja local ou na Internet.
-
Lista de multimédia que utilizam o ficheiro: uma lista pendente mostra toda a multimédia que utilizam este ficheiro, caso exista mais do que um. Quando as estatísticas do gestor de multimédia indicam que um ficheiro é referenciado mais do que uma vez, é aqui que o vê. Esta é a mesma noção de "multi-ficheiro" nos filtros.
-
Posição do ficheiro na multimédia: se vários ficheiros estiverem ligados à mesma propriedade de multimédia, isto indica a sua posição. Quando o seu conteúdo não cabe num único ficheiro, é útil agrupá-los na mesma entidade (ou propriedade) multimédia. Isto pode, portanto, ser normal.
Uso
É bastante simples de utilizar. Pode seleccionar vários filtros de uma só vez.
Os valores e as informações fornecidas nesta janela correspondem às informações fornecidas na janela de gestão de multimédia.
É utilizado em conjunto com o gestor de multimédia quando é necessário organizar e limpar os ficheiros multimédia.
Personalização
Todos os filtros, critérios de ordenação e dobragem/desdobragem do painel de filtros são gravados para a próxima vez que abrir o visualizador de média.
Esta personalização é anexada a um ficheiro Gedcom. Isto significa que dois ficheiros de genealogia diferentes têm personalizações diferentes.