Skip to main content

Conversor de datas

O conversor de datas realiza conversões de datas entre vários formatos de calendário.

pt_date_converter.png

Este utilitário facilitará a sua vida nas suas pesquisas, nos seus inventários, etc.. Permitir-lhe-á determinar a data de um evento a partir das informações contidas num registo, num documento, etc.

Por exemplo, é frequentemente necessário mudar do calendário republicano para o calendário gregoriano, de uma forma ou de outra.

Tem várias configurações, incluindo o grau de aproximação para obter um intervalo de pesquisa. Estão disponíveis vários calendários (Revolucionário, Gregoriano...)

Descrição

Reavivar os calendários

O calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte do mundo. Concebido no final do século XVI por um colégio de cientistas sob a direcção de Christophorus Clavius para corrigir a deriva secular do calendário juliano, tem o nome do seu instigador, o Papa Gregório XIII. O ponto de partida da era comum, o ano 1, corresponde ao Anno Domini (era cristã), começando aproximadamente com o nascimento de Jesus Cristo.

O calendário republicano, ou calendário revolucionário francês, foi criado durante a Revolução Francesa e foi utilizado de 1792 a 1806, bem como brevemente durante a Comuna de Paris (1871).

O calendário hebraico é um calendário lunar-solar composto por anos solares, meses lunares e semanas de sete dias, começando ao Domingo e terminando ao Sábado, dia do Chabbat. Tem como ponto de partida o início (Beréchit) do Génesis, o primeiro livro da Bíblia, que corresponde ao ano -3761 do calendário gregoriano.

O calendário juliano resulta da reforma do calendário romano introduzida por Júlio César em 46 AC. É utilizado na Roma antiga a partir de -45 AC. Permanece em uso até à sua substituição pelo calendário gregoriano no final do século XVI e, nalguns países, até ao século XX. É ainda utilizado pelos berberes, nos mosteiros do Monte Athos e por várias Igrejas Ortodoxas Nacionais, incluindo as Igrejas Ortodoxas Russa e Sérvia.

A janela

A janela permite inserir a data a converter no primeiro campo. Duas listas pendentes permitem-lhe escolher as datas inicial e final. O resultado é mostrado na caixa correspondente.

O selector permite inserir um ano de compensação para adicionar ao resultado. É possível inserir um certo número de meses para forçar uma incerteza. O resultado mostrará então um intervalo de datas cuja duração será a incerteza.

Utilização

Eis aqui dois exemplos de utilização

Exemplo 1 :

Encontramos nos nossos registos um indivíduo que morreu em 12 Floréal An IX com a idade de 4 anos e estamos à procura da sua data de nascimento.

Inserimos 12 / Floréal / IX na data, especificando o calendário republicano, seja no botão do calendário à esquerda do dia, seja na primeira lista suspensa.

Ao posicionar o cursor do intervalo em anos em -4,  obteremos a sua data de nascimento. Pode utilizar as teclas esquerda e direita do teclado para fazer alterações de 1 ano de cada vez.

Uma vez que o nosso indivíduo pode ter nascido no início ou fim de um mês, e os registos nem sempre são exactos, inseriremos uma incerteza de ±1 mês. O nosso indivíduo teria assim nascido entre 2 de Abril de 1797 e 2 de Junho de 1797.

pt_date_converter_rep_to_greg.png

Se pedir a publicação no calendário republicano, de 22 de Setembro de 1792 a 31 de Dezembro de 1805, a resposta será dada no calendário republicano:

datulette_exemple1_rep.png

Se uma resposta não estiver dentro do calendário republicano e solicitar uma saída no calendário republicano, ser-lhe-á dada no calendário gregoriano.

Exemplo 2 :

Os nossos registos mostram um casamento datado de 1 de Maio de 1752 e sabemos que a noiva morreu aos 41 anos de idade...

Inserimos 1 / 5 / 1752 na data do calendário gregoriano. Posicionamos o cursor de deslocamento para +41.

Como a nossa noiva pode ter nascido no início ou fim do ano e os registos nem sempre são precisos, inserimos uma incerteza de ±6 meses.

A nossa noiva teria assim morrido entre 1 de Novembro de 1792 e 1 de Novembro de 1793. Estando esta data no intervalo do calendário republicano, podemos facilmente convertê-la. Especificamos então o calendário republicano na saída.

pt_date_converter_41_birth_date.png

Outras combinações são possíveis - estes são apenas dois exemplos, a incerteza pode ser ajustada de acordo com a sua experiência com as imprecisões dos registos.

Exemplo 3 :

A que dia corresponde 12 Floréal An I com um método manual?

Usamos o botão na parte inferior esquerda,  pt_date_converter_manual_button.png, que mostra a concordância entre os calendários republicano e gregoriano.

Olhamos para a coluna "12", a linha "Floréal" e encontramos o 1 de Maio. O Ano I de acordo com a primeira linha seria 1792-1793. Uma vez que o 1º de Maio na tabela é depois de 31 de Dezembro, estamos em 1793.

A correspondência é, portanto, 1 de Maio de 1793.

Podemos fazer a correspondência na outra direcção.

datulette_calendrier_républicain.png