Skip to main content

Cálculo de idades

Esta função calcula as idades de todos os indivíduos à data dos seus eventos vitais respectivos.

Todos os indivíduos da sua árvore genealógica têm acontecimentos na vida que, geralmente, estão datados.

Pode ser útil registar directamente a idade do indivíduo em cada evento. Isto é feito através de um atributo AGE, que é uma etiqueta adicionada ao evento.

Estas informações relativas à idade podem ser introduzidas por si ou, se preferir, podem ser adicionadas automaticamente aquando da criação ou alteração de um evento com data definida  (consulte a secção Editar, nas preferências).

Estas informações sobre a idade também podem ser recalculadas para toda a sua árvore genealógica com a ajuda desta ferramenta.

No caso de um indivíduo, todos os acontecimentos individuais e familiares são tidos em conta no cálculo das idades. No caso de um acontecimento familiar, como um casamento, as idades aparecem nas etiquetas «HUSB» e «WIFE» da etiqueta do acontecimento.

Pode utilizar o selector de eventos abaixo para escolher para quais eventos as idades devem ser calculadas em massa (com esta ferramenta) ou calculadas automaticamente (ao editar os eventos).

pt-age-calc-1.png

Descrição

A janela acima explica o básico do que a ferramenta faz. Estão disponíveis 4 definições:

Utilizar o baptizado quando o nascimento não é fornecido

Se marcada, a idade será calculada assumindo que o baptizado e o nascimento aconteceram no mesmo dia (por favor, consulte o separador Dados das Preferências);

Escolha os eventos para os quais calcular as idades

Ao clicar neste botão, verá a seguinte janela:

pt-age-calc-events-selector.png

Utilise esta opção para definir os eventos para os quais as idades serão calculadas.

Utilize um dos 4 botões para acelerar a sua selecção:

  • pt-button-age-calc-clear-all.png desmarca todos os eventos;
  • pt-button-age-calc-vital-events.png selecciona todos os eventos vitais (os assinalados com «Y» na definição padrão do formato Gedcom 7);
  • pt-button-age-calc-to-death.png selecciona todos os eventos anteriores ao evento «Óbito», incluindo-o;

  • pt-button-age-calc-select-all.png selecciona todos os eventos.

Assim que clicar em Aceitar, a selecção é gravada.

A mesma selecção de eventos aplicar-se-á à configuração de cálculo automático da idade nas preferências do Ancestris.
Ver Preferências/Editar.

Escolha se pretende gravar as idades no ficheiro Gedcom ou não

Se utilizar as idades calculadas apenas durante a sua sessão no Ancestris, talvez *não* seja necessário gravá-las no ficheiro Gedcom.

Se escolher esta opção, todas as idades correspondentes a todos os eventos serão apenas mostradas: aparecerão com fundo cinzento no editor Gedcom.

Se escolher a outra opção, as idades aparecerão com fundo branco no editor Gedcom, o que significa que serão gravadas no ficheiro Gedcom.

Todas as idades que estão em fundo cinzento são só mostradas e não são armazenadas no ficheiro Gedcom. Como resultado, da próxima vez que abrir a genealogia, as etiquetas de idade correspondentes não serão mostradas, a menos que recalcule as idades utilizando esta ferramenta.

Tenha em atenção que as idades já gravadas no ficheiro Gedcom permanecerão lá. Esta opção aplica-se apenas às idades que estão a ser criadas, e não às idades existentes que estão gravadas de forma permanente.

Escolha se pretende ou não eliminar os valores existentes

Ao calcular as idades, pode optar por apagar o valor existente ou mantê-lo tal como está.

Escolha se pretende manter os valores originais que foram substituídos no campo «frase» (possível apenas com a norma Gedcom 7)

Ao substituir um valor de idade existente, pode optar por mover o valor existente para o campo «frase».

Esta opção só se aplica a partir da norma Gedcom 7, uma vez que o campo «frase» não existe nas normas Gedcom anteriores.

Se já existir um valor no campo «frase», a transferência não será possível e perderá o valor original.

A frase de aviso a vermelho na parte inferior da janela tem como objectivo alertá-lo de que só deve realizar esta operação se não pretender necessariamente conservar os valores antigos.

Uso

As idades são geralmente úteis nos editores:

  • nos editores Cygnus e Aries, as idades são calculadas ao editar os eventos, mesmo que não sejam necessariamente armazenadas no ficheiro Gedcom;
  • no editor Cygnus, as idades são visíveis nos próprios eventos;
  • no editor Gedcom, as idades são todas visíveis em simultâneo.

As idades também podem ser usadas ao ordenar a tabela de entidades. Gere as idades e depois ordene a tabela de entidades pela coluna Idade.

Etapa 1 - Iniciar

Para gerar todas as idades:

  • inicie a ferramenta em Editar > Calcular idades;
  • verá a janela acima;
  • certifique-se de que lê as instruções, seleccione as opções desejadas e clique em Aceitar.
Etapa 2 - Ver o resumo dos cálculos

Sempre que gerar idades, é mostrada a seguinte janela de resumo:

pt-age-calc-results.png

Este resumo apresenta 5 secções diferentes:

  1. o número total de eventos incluídos no ficheiro Gedcom e que correspondem à lista de eventos selecionados;

  2. o número total de idades a calcular; os eventos familiares envolvem 2 idades a calcular.

  3. os recálculos efectuados, explicando quais as idades que foi possível calcular e de que forma, bem como o número de idades que não foi possível calcular devido à falta de informações; na norma Gedcom 7, os intervalos de idades devem ser armazenados no campo «PHRASE», uma vez que o campo «AGE» não suporta este formato.

  4. a forma como as idades recalculadas foram utilizadas para substituir as idades existentes no ficheiro Gedcom; esta lista depende do facto de as idades serem apenas mostradas ou também gravadas na árvore genealógica;

  5. o nome do ficheiro de diário, onde é possível consultar todos os detalhes.
Etapa 3 - Ver os detalhes na consola

Ao clicar no botão «Ver a consola», abrirá a janela da consola.

A janela da consola pode ser aberta a qualquer momento através do menu «Janela/Saída» ou utilizando o atalho Ctrl + T.

pt-age-calc-console.png

A janela acima apresenta em pormenor todos os elementos de síntese listados no painel «Resumo do cálculo das idades».

Para cada idade calculada, é possível ver a entidade correspondente, o evento, bem como os valores antes e depois da alteração.

Modificações aplicadas

As modificações têm efeito imediato.

Clique em «Desfazer» na barra de menus ou prima Ctrl + Z para anular as suas alterações e experimentar outras configurações.

Apenas as entidades cujo valor foi alterado têm a data de alteração actualizada.

Exemplo geral

    Por exemplo, abaixo pode ver que:

    • o evento BIRTh não tem idade, o que é normal;
    • o evento DEATh mostra a idade calculada;
    • a idade de BURY  é calculada e está em fundo cinzento, significando que não ficará armazenada no ficheiro Gedcom;
    • o evento OCCU tem uma idade calculada.

    pt-age-calculation-results.png

    Personalização

    A opção "Usar baptismo" é parte das Preferências (por favor, consulte o separador Dados das preferências).

    As preferências «Eventos seleccionados» fazem parte da ferramenta de cálculo da idade.