Skip to main content

Extensões

O Ancestris é um programa modular em que cada grande funcionalidade reside num módulo, também chamado de extensão, uma vez que permite estender as possibilidades do programa.

pt_extensions_installed_tab.png

A maioria das extensões está instalada por pré-definição. As que não estão instaladas por pré-definição são:

  • a ferramenta de inventário de registos;
  • as aparências;
  • as exportações para Geneweb e CousinsgenWeb.

Pode instalar ou desinstalar qualquer extensão em qualquer altura, incluindo as instaladas por pré-definição. Naturalmente, se uma extensão for desinstalada, já não poderá beneficiar das possibilidades correspondentes.

A janela Gestor de extensões permite-lhe realizar as operações correspondentes.

Utilização

A janela do gestor de extensões contém cinco separadores: Actualizações, Disponíveis, Transferidas, Instaladas e Definições.

Cada separador tem a mesma aparência geral:

  • a lista de extensões à esquerda;
  • uma breve descrição da extensão à direita;
  • botões de acção na parte inferior.

Separador Actualizações

Este separador mostra uma lista das extensões actualmente instaladas com actualizações disponíveis.

pt_extensions_updates_tab.png

 

Cada vez que o Ancestris é lançado, a aplicação verifica se há novas actualizações para as extensões actualmente instaladas. Quando as encontra, mostra-as no campo da esquerda. O botão Procurar actualizações pede ao programa para procurar novas actualizações desde o início do programa.

A descrição à direita é dada em inglês, por motivos ainda fora do nosso controlo. Isto não significa que apenas a versão inglesa seja actualizada. Uma vez feita, tudo estará bem no seu idioma.

Seleccione as extensões que deseja actualizar e clique em Actualizar.

Um assistente composto por 3 painéis sucessivos transferirá as actualizações em questão, pedir-lhe-á que aceite o facto de não estarem assinadas e perguntar-lhe-á se deseja reiniciar o Ancestris agora ou mais tarde.

    Separador Disponíveis

    Este separador mostra todas as extensões disponíveis que ainda não tiver instalado (no exemplo abaixo, não há nenhuma).

    pt_extensions_available_tab.png
    O número mostrado entre parênteses à direita do título do separador corresponde ao número de extensões disponíveis. Estas extensões ainda não instaladas estão listadas na coluna da esquerda: se seleccionar uma delas, a sua descrição aparece à direita.
    A descrição à direita é dada em inglês, por motivos ainda fora do nosso controlo. Isto não significa que apenas a versão inglesa seja actualizada. Uma vez feita, tudo estará bem no seu idioma.

    Para instalar uma extensão, marque a caixa correspondente e clique em Instalar.

    Um assistente composto por 3 painéis sucessivos transferirá as actualizações em questão, pedir-lhe-á que aceite o facto de não estarem assinadas e perguntar-lhe-á se deseja reiniciar o Ancestris agora ou mais tarde.

    As extensões só poderão ser utilizadas depois de reiniciar o Ancestris.

      Separador Transferidas

      Este separador permite manipular extensões externas ao repositório oficial do Ancestris. Em princípio não deverá necessitar de o utilizar.

      Pode tratar-se, por exemplo, de extensões em fase de teste pela equipa de programadores, ou que tenham sido escritas por si. Ou mesmo importadas de outros repositórios, como os do NetBeans.

      pt_extensions_downloaded_tab.png

      Para instalar uma extensão externa, clique no botão Adicionar extensões e seleccione-a na pasta do seu disco rígido onde ela se encontra.

      Uma vez adicionada, o seu nome é mostrado na coluna da esquerda e instalada como descrito acima.

      Separador Instaladas

      Este separador mostra todas as extensões já instaladas. No exemplo abaixo, podemos ver seleccionada a extensão Darcula LAF, que confere a aparência escura obtida na maioria das capturas de ecrã desta documentação.

      Burpt_extensions_installed_tab.png

      A coluna da esquerda lista todas as extensões, cujo número é apresentado entre parênteses à direita do título do separador.

      Este mesmo campo também indica na coluna Activa se cada uma delas está ou não activada. Uma extensão activa está associada a um sinal verde no fim da linha.

      O Ancestris dispõe, por pré-definição, de extensões não visíveis pelo utilizador. Não se surpreenda se algumas destas lhe parecerem desconhecidas.

      A desactivação de uma extensão torna-a inutilizável no Ancestris, mantendo-a no seu disco rígido. Desinstalar uma extensão remove-a também do seu disco rígido.

      Para activar ou desactivar uma extensão, seleccione a caixa correspondente à esquerda e clique em Activar ou Desactivar.

      Para desinstalar uma extensão, seleccione a caixa correspondente à esquerda e clique em Desinstalar.

      Separador Definições

      Este separador permite escolher como e quando são procuradas actualizações para as extensões instaladas.

      pt_extensions_settings_tab.png

       

      A coluna da esquerda lista todos os centros de actualização do Ancestris. Não tem de mudar nada aqui

      Na parte inferior do separador, é possível seleccionar os intervalos de procura de actualizações.

      Se o seu computador estiver atrás de um proxy, pode alterar as definições de ligação clicando no botão Definições de proxy. Na maioria dos casos, as pré-definições funcionam perfeitamente.

      Depois de ter feito as suas escolhas, ser-lhe-á pedido que feche e reinicie o Ancestris para que as suas alterações sejam tidas em conta.

      Criar uma extensão

      Se quiser começar a escrever uma extensão, aqui estão algumas indicações que lhe podem ser úteis: Participar