Skip to main content

Validação de dados e formato Gedcom (I)

Esta ferramenta permite-lhe verificar os seus dados genealógicos para detectar anomalias em termos de incompatibilidade com a norma Gedcom e em caso de incoerências genealógicas.

pt_gedcom_validation.png

Descrição

A janela mostra o relatório de controlo. Um índice enumera os diferentes tipos de verificações realizadas para as quais foi detectada pelo menos uma anomalia e o número de entidades correspondentes está entre parênteses.

Seguem-se as secções. Em cada secção, tem a lista de entidades em anomalia. Cada número de entidade é clicável e selecciona a entidade nas janelas do Ancestris. 

Utilização

Esta ferramenta cobre duas necessidades principais:

  • a necessidade de transmissão e durabilidade da sua genealogia, uma vez que lhe permite respeitar o mais próximo possível a norma Gedcom;
  • a necessidade de controlar os dados inseridos.

É iniciada a partir do menu Ferramentas.

Dependendo do tamanho do seu ficheiro de genealogia, aparece uma barra de progresso e a análise continua. É então mostrado o relatório.

Clique nos números das entidades para as ver nos editores e corrigir quaisquer anomalias. Depois de corrigir várias anomalias, pode (e deve) reiniciar um novo relatório, que mostrará as restantes anomalias.

Personalização

Os controlos efectuados têm limites definidos nas preferências, separador Extensões, separador Validação.

pt_gedcom_validation_preferences.png
/!\ Imagens com textos em inglês - 
separadores General e Keymap