Skip to main content

Comparação de genealogias

A ferramenta Comparação de genealogias compara genealogias para encontrar áreas geográficas comuns, com cidades e apelidos similares e eventos semelhantes.

Pode facilmente comparar genealogias que já tenha ou que outros utilizadores do Ancestris tenham, sem necessidade de partilhar informação sensível com ninguém.

Para comparar com outros utilizadores Ancestris, basta deixar que o Ancestris partilhe informação básica. A sua genealogia nunca é transferida para um servidor ou para qualquer pessoa e a informação privada pode permanecer confidencial.  Se for encontrada uma correspondência, pode contactar o utilizador Ancestris correspondente por email.

pt-compare-genealogy.png

Uma inovação do Ancestris

A ideia por detrás desta inovação é explorar os dados da comunidade de utilizadores Ancestris sem ter de fornecer os dados nem carregá-los para um servidor.

O objectivo desta ferramenta é encontrar ligações entre genealogias, que o ajudarão a desenvolver a sua própria genealogia.

Esta ferramenta é muito fácil de usar e dá-lhe em apenas alguns cliques do rato uma rápida visão geral mostrando se duas genealogias têm algo em comum.

Uma genealogia pode ser comparada com várias outras genealogias ao mesmo tempo.

Estas outras genealogias podem ser feitas de ficheiros gedcom locais abertos na sua aplicação Ancestris, ou podem ser genealogias de outros utilizadores que utilizam o Ancestris ao mesmo tempo.

Ao comparar as genealogias entre diferentes utilizadores, os seus dados permanecem protegidos e mantém o controlo total dos seus dados. Este é um princípio chave da comunidade Ancestris da qual fazemos parte.

Pode comparar as genealogias e encontrar ligações entre si e as genealogias de outros utilizadores de duas maneiras:

  • de forma proactiva, para identificar os utilizadores susceptíveis de terem antepassados comuns com os seus;
  • de uma forma de espera, para identificar estes mesmos utilizadores quando eles próprios fazem buscas proactivas.

Ou os encontra a eles, ou eles encontram-no a si. Seja como for, beneficiará.

Uma vez que os utilizadores tenham encontrado possíveis antepassados comuns, podem contactar uns com os outros para saberem mais. São livres de estabelecer ou não o contacto. 

Os antepassados comuns só são possíveis se ambos partilharem um evento no mesmo espaço-tempo!

Área-período, um conceito "espaço-tempo"

A fim de comparar facilmente as genealogias, definimos a noção de área-períodos.

Dividimos o espaço do mundo físico em áreas. Estas áreas seguem a definição da base de dados Geonames. Uma área é aproximadamente um condado nos EUA, um distrito em Inglaterra ou um departamento em França. Nesta ferramenta, uma área é feita de 3 elementos separados por um ponto: o país, o primeiro nível da jurisdição do Geonames e o segundo nível.

  • Por exemplo, "US.NY.119" seria o condado número "119", que é o condado de Westchester do estado de Nova Iorque nos Estados Unidos.

Dividimos a dimensão temporal em períodos. Definimos períodos de 10 anos para coincidir com as tabelas decenais que possam existir nos repositórios genealógicos oficiais.

Cada evento localizado e datado de uma genealogia pode, portanto, ser localizado numa área-período. Uma área-período poderá incluir vários eventos.

  • Por exemplo, o período da área "US.NY.119 [1890-1899]" incluiria todos os acontecimentos que ocorreram no condado de Westchester do estado de Nova Iorque entre 1890 e 1899.

Como resultado, duas genealogias têm algo em comum se pelo menos um evento de cada genealogia teve lugar na mesma área-período.

Privacidade dos dados

Ao comparar genealogias entre diferentes utilizadores, a partilha de informação é realizada com total confidencialidade e na sequência de uma escolha deliberada da sua parte para "partilhar" alguma informação básica sobre a sua genealogia.

A informação básica partilhada é o "relatório da lista rápida de eventos" da sua genealogia. É feita de nomes de cidades, apelidos e datas de eventos. Nenhuma destas informações é enviada para um servidor. É simplesmente trocada através de mensagens temporárias.

  • Apenas os utilizadores que concordam em partilhar os seus dados podem comparar as suas genealogias com outras.

  • Os dados privados podem ser ocultados da comparação.

  • Os utilizadores só podem ver da sua genealogia os eventos que também têm na sua própria genealogia.

Por outras palavras, só os dados comuns podem ser vistos por cada utilizador.

Os utilizadores não têm acesso ao seu computador. A troca de dados funciona como uma chamada telefónica. A sua aplicação Ancestris conversa com a aplicação Ancestris da outra pessoa e só quando são detectadas informações comuns é que pode ver as sobreposições e eventos correspondentes, se estes existirem.

Pré-requisitos

Há 2 pré-requisitos para beneficiar completamente da ferramenta.

Para comparar genealogias, tem de localizar e datar tantos eventos quanto possível, e tem de especificar os locais da sua genealogia utilizando o editor de locais. Se não utilizou este editor para estruturar as descrições dos seus lugares, o Ancestris tentará encontrá-los directamente na base de dados do Geonames e tirar o melhor partido da mesma.
As datas podem ser aproximadas ou utilizar intervalos de datas.
Os eventos que não estão datados nem localizados não podem ser comparados, por razões óbvias.

Para comparar genealogias com outros utilizadores, tem de preencher o seu perfil de utilizador com um nome de utilizador, uma fotografia e um email válido.

Descrição

A ferramenta Comparar genealogias gere genealogias locais e genealogias "ligadas".

Genealogias locais são ficheiros Gedcom que tem no seu computador.

Genealogias ligadas são ficheiros Gedcom detidos por outros utilizadores do Ancestris, que decidiram partilhá-los para comparação.

A ferramenta compara uma genealogia local principal com todas as outras, locais ou ligadas.

Decida qual das genealogias locais será a principal genealogia a comparar com todas as outras.

Apenas a genealogia principal de cada utilizador pode ser partilhada num determinado momento com os outros utilizadores.

Cada genealogia é representada por uma pequena janela e colocada na área de exposição do espaço de trabalho, a área de comparação.

O resto da ferramenta é composto por uma barra de título da janela e uma barra de ferramentas.

A área de comparação

A zona central mostra três tipos de janela:

  • janelas de genealogias locais, a genealogia principal e as outras;
  • janelas de genealogias ligadas;
  • janelas de comparação.

Genealogias locais

Cada genealogia aberta no Ancestris é representada por uma pequena janela.

 

  • A genealogia principal a comparar é representada por pré-definição no canto superior esquerdo e é uma janela azul.
  • As outras genealogias locais são representadas por janelas verdes. São colocadas ao longo do lado direito da área de comparação, à volta da genealogia principal.

Estas janelas têm o seguinte aspecto:

pt-compare-local-main-share.png pt-compare-local-other.png
A genealogia local principal 
em azul, com 3 botões

As outras genealogias locais

em verde com 1 botão

 

Significado dos ícones e das caixas de marcação

O título desta janela é o nome da genealogia.

É mostrado um ícone no lado esquerdo do título da janela:

  • A árvore gedcom.png aparece quando não está a partilhar a sua genealogia para comparação com outros utilizadores, mas só a comparar ficheiros locais;
  • A sua fotografia de perfil pt-compare-profile-photo-thumbnail.png aparece quando partilha a sua genealogia principal com outros utilizadores.

Na janela são mostrados quatro números:

  • indi.png Número de indivíduos na genealogia. Este número é actualizado automaticamente se a genealogia for modificada;
  • fam.png Número de famílias na genealogia. Este número é actualizado automaticamente se a genealogia for modificada;
  • geost.png Número de área-períodos na genealogia. Veja acima o que é uma área-período. Este número *não* é actualizado automaticamente se a genealogia for modificada. Como pode ser um cálculo longo, é calculado a pedido, quando se decide utilizar o menu contextual destas janelas.
  • even.png Número de eventos na genealogia. Este número *não* é actualizado automaticamente se a genealogia for modificada. É actualizado quando os períodos da área são recalculados como descrito acima.

Três caixas de verificação do lado direito têm o seguinte objectivo:

  • selected.png ou checkbox.png Pronta: se marcada, as áreas-períodos foram calculados e a comparação torna-se possível. Para forçar um recálculo, utilizar o menu contextual.
  • selected.png ou checkbox.png Abrir: só se aplica à genealogia principal. Se marcada, a genealogia principal pode ser comparada por outros utilizadores. É automaticamente marcada/desmarcada quando se liga e desliga o modo de partilha.
  • private.png ou checkbox.png Privada: só se aplica à genealogia principal. Se marcada, a informação privada da genealogia principal *não pode* ser comparada nem vista por outros utilizadores. Por pré-definição, é marcada quando o modo de partilha é activado. Tem de marcar ou desmarcar manualmente esta funcionalidade.
    Menu contextual de uma genealogia local

    Um clique com o botão direito do rato sobre a janela abre um menu contextual:

    pt-compare-context-menu.png

    • pt-compare-profile-photo-thumbnail.png Mostrar perfil do utilizador mostra o seu perfil;
    • geost.png Actualizar locais e eventos força um novo cálculo das áreas-períodos e eventos, no caso de ter modificado os seus locais genealógicos desde a última vez que clicou na caixa de verificação "Pronta".
    O seu perfil

    Ao exibir o seu perfil, deverá ver a seguinte janela:

    pt-compare-profile.png

    O seu perfil mostra as informações que especificou nas preferências da ferramenta de comparação de genealogias.

    Além disso, mostra o número de ligações que fez a outros utilizadores e o período de tempo durante o qual as fez.

    Genealogias ligadas

    A principal genealogia local de outro utilizador do Ancestris torna-se, para si, uma genealogia ligada, uma vez que decidiram partilhá-la para comparação.

    • As genealogias ligadas são representadas por pequenas janelas abaixo das genealogias locais no lado direito da área de comparação.

    Uma genealogia ligada pode estar activa ou inactiva. Está activa quando o utilizador está actualmente a partilhar a sua genealogia principal. Torna-se inactiva quando o utilizador já não a está a partilhar.

    • As genealogias ligadas activas são representadas a vermelho.
    • As genealogias inactivas ligadas são representadas em cinzento.

    As genealogias ligadas têm este aspecto:

    pt-compare-foreign-other.png pt-compare-foreign-inactive.png

    Genealogia activa ligada

    a vermelho.
    A comparação é possível.

    Genealogia inactiva ligada

    a cinzento.
    A comparação não é possível.

    Significado dos ícones e das caixas de marcação

    O título desta janela é o nome do utilizador.

    É mostrado um ícone no lado esquerdo do título da janela:

    • o ícone genérico de indivíduo friend16.png aparece quando o perfil de utilizador ainda não é conhecido;
    • a fotografia de perfil pt-compare-profile-photo-thumbnail.png aparece quando o perfil de utilizador já é conhecido.

    Na janela, são mostrdos quatro números:

    • indi.png Número de indivíduos na genealogia do utilizador. Este número é actualizado automaticamente se for alterado e o utilizador permanecer ligado.
    • fam.png Número de famílias na genealogia do utilizador. Este número é actualizado automaticamente se for alterado e o utilizador permanecer ligado.
    • Número de área-períodos na genealogia do utilizador. Veja acima o que é uma área-período. Este número é actualizado automaticamente sempre que compara a genealogia. A comparação das genealogias é feita com a caixa "Pronta", descrita abaixo.
    • even.png Número de eventos na genealogia. Este número é actualizado automaticamente sempre que compara a genealogia. A comparação das genealogias é feita com a caixa "Pronta", descrita abaixo.

    As duas caixas de verificação do lado direito têm o seguinte objectivo:

    • selected.png ou checkbox.png Ver: se clicada, a genealogia do utilizador é digitalizada para detectar uma potencial sobreposição entre a sua genealogia principal e a genealogia principal do utilizador. Só pode ser feito se o modo de partilha estiver ligado. Quando a genealogia do utilizador for digitalizada com sucesso, a caixa de verificação permanece marcada e é necessário utilizar o menu de contexto abaixo para a reiniciar. Caso contrário, não fica marcada.
    • selected.png ou checkbox.png Pronta: se clicada, a genealogia do utilizador é comparada com a sua genealogia principal. Só pode ser feito se a caixa Ver descrita acima estiver marcada. Quando a genealogia do utilizador for comparada com sucesso, a caixa permanece marcada e é necessário utilizar o menu de contexto abaixo para a reiniciar. Caso contrário, não fica seleccionada.
    Menu contextual de uma genealogia ligada

    Um clique com o botão direito do rato sobre a janela abre um menu de contexto:

    pt-compare-context-foreign.png

    • pt-compare-profile-photo-thumbnail.png Mostrar perfil do utilizador mostra o perfil do outro utilizador;
    • email.png Contactar utilizador ajuda a estabelecer contacto com o outro utilizador, abrindo o programa de correio pré-definido e preparando uma mensagem à sua atenção;
    • reset.pngRepor bandeiras respões as caixas Ver e Pronta. Pode então analisar e comparar novamente a genealogia do outro utilizador. Isto pode ser útil se o utilizador fizer alterações à sua genealogia que afectem a comparação;
    • deleteuser.png Ocultar utilizador oculta a janela do utilizador. Isto pode ser útil se tiver demasiados utilizadores em linha e quiser remover utilizadores com os quais não tenha sido detectada qualquer sobreposição.
    Perfil do utilizador

    Quando apresenta um perfil de utilizador deve ver a seguinte janela:

    pt-compare-profile.png

    Um perfil de utilizador mostra a informação especificada nas preferências da ferramenta de comparação de Genealogia para o outro utilizador.

    Além disso, mostra o número de ligações que fizeram ao utilizador e o período de tempo durante o qual as fizeram.

    Além disso, um botão de email email.png ajuda-o a contactar o utilizador abrindo o programa de correio pré-definido e preparando uma mensagem à sua atenção.

    Comparação

    Para cada comparação entre a genealogia principal e outra, local ou ligada, é mostrada uma janela de comparação.

    Uma janela de comparação é representada por uma pequena janela cinzenta e é colocada por defeito entre as genealogias comparadas e ligada a elas de ambos os lados por uma linha.

    pt-compare-overlap.png

     

    Significado dos ícones e botões

    O título desta janela é "Comparação" e a dupla árvore de comparação comparegedcom.png aparece à esquerda na barra de título.

    O primeiro elemento na janela é a sobreposição entre as duas genealogias comparadas. A percentagem indica a proporção entre áreas-períodos comuns e o número total de áreas-períodos.

    Na janela são mostrados dois números:

    • indi.png número de cidade-apelidos que são idênticas entre as duas genealogias comparadas;
    • even.png número de eventos que são idênticos entre as duas genealogias comparadas.

    Dois botões estão disponíveis no lado direito da janela:

    Mapa da comparação

    O mapa da comparação é a seguinte janela:

    pt-compare-map.png

    Esta janela mostra a sua genealogia em círculos azuis e a genealogia comparada, local ou ligada, em círculos verdes. Cada círculo representa uma área-período. Quanto maior for o círculo, mais antigo é o período.

    Os períodos comuns da área são exibidos a vermelho. Podem existir vários períodos para um determinado local.

    Para um mapa de comparação com uma genealogia ligada, apenas as áreas comuns do utilizador ligado são mostradas.

    Lista da comparação

    A lista da comparação é a janela seguinte:

    pt-compare-list.png

    Esta lista mostra os últimos nomes de cidade comuns encontrados dentro das áreas-períodos comuns.

    Uma área-período comum não significa necessariamente que haverá um apelido comum na mesma cidade que a outra genealogia.

    Acima está o exemplo dos elementos comuns entre duas genealogias de reis franceses. Cada correspondência é mostrada em 5 linhas:

    1. a área-período em negrito;

    2. depois a cidade;

    3. depois o apelido;

    4. depois o nome completo da pessoa;

    5. depois o evento, mostrado a vermelho, com a data e o local.

    Nesta lista, um clique na linha vermelha do evento mostra o evento correspondente nos editores do Ancestris. Obviamente, isto não é possível quando a genealogia é uma genealogia ligada, porque o ficheiro Gedcom não foi copiado e aberto na sua aplicação Ancestris.

    O botão de exportação no canto inferior direito pode ser utilizado para obter esta lista numa folha de cálculo.

    Título da janela

    pt-compare-title-bar.png

    O título da janela indica entre parênteses o número de genealogias, para além da sua, actualmente ligadas à ferramenta de comparação de genealogias e, portanto, disponíveis para comparação.

    Barra de ferramentas

    Eis o aspecto da barra de ferramentas:

    pt-compare-tool-bar.png

    Botão de genealogias locais


    pt-compare-genealogies-list.png
       

    Este botão mostra as genealogias actualmente abertas no Ancestris. Clicando no botão, surge uma lista pendente que lista os nomes dos ficheiros Gedcom abertos.

    Apenas uma genealogia pode ser seleccionada de cada vez. Esta é a genealogia principal e pode ser comparada com as outras.

    Botão de utilizadores ligados


    pt-compare-users-list.png
       

    Este botão mostra os utilizadores Ancestris ligados, excluindo-se a si próprio. Clicando no botão, actualiza a lista. Esta lista é também automaticamente actualizada aproximadamente a cada minuto.

    Clicando na pequena seta à direita do botão, surge uma lista pendente que lista os utilizadores ligados com várias informações para cada um deles:

    • included.png indica se o utilizador está ocultado ou não no espaço de comparação. Clicar na respectiva caixa mostra-o ou oculta-o. Esta é a mesma acção que a acção "Ocultar utilizador" no menu contextual descrito acima;
    • friend16.png indica o nome do utilizador ligado. Este nome é definido no perfil do utilizador pelo utilizador;
    • indi.png indica o número de indivíduos na genealogia principal do utilizador;
    • fam.png indica o número de famílias na genealogia principal do utilizador;
    • geost.png indica o número de área-períodos na genealogia principal do utilizador;
    • star.png indica o nome da área mais frequente na genealogia principal do utilizador e o número de eventos que ocorreram na mesma.

    Um clique no cabeçalho da coluna ordena a tabela de acordo com essa coluna, em ordem ascendente. Um outro clique ordena-a por ordem descendente.

    Botões de início/fim de partilha 

    Estes dois botões de pressão trabalham juntos. O botão verde liga o modo de partilha. O botão vermelho desliga-o.

    pt-compare-share-start.png pt-compare-button-share-stop.png
    en-compare-sharingON.png en-compare-sharingOFF.png

    Quando o modo de partilha está ligado, a ferramenta muda de ícone e é feita uma linha de ligação entre as duas árvores do ícone.

    Estes botões não efectuam realmente qualquer comparação. O seu papel é fazer-se declarar como um utilizador ligado e abrir a sua genealogia principal para comparação. Aparecerá então na lista de utilizadores ligados dos outros utilizadores.

    Botão de análise

    Este botão inicia uma análise sequencial das genealogias ligadas, e calcula para cada uma delas a sobreposição com a sua genealogia principal.

    pt-compare-button-scan.png

    A análise pode demorar algum tempo e é mostrado um ícone rotativo durante a análise, com o nome de utilizador ligado ao seu lado.

    À medida que as sobreposições são calculadas, o resultado aparece na janela de comparação.

    Premir este botão executa a mesma acção que marcar todas as caixas "Ver" das genealogias ligadas.

    Botão de estatísticas e resultados

    Este botão apresenta as estatísticas e os resultados das várias comparações.

    pt-compare-stats.png

    Os 4 indicadores à direita deste botão representam o número total para todos os utilizadores, incluindo você mesmo, dos respectivos indicadores na lista ligada:

    • indi.png indica o total de indivíduos actualmente "partilhados";
    • fam.png indica o número total de famílias actualmente "partilhadas".
    • geost.png indica o número total de áreas-períodos actualmente "partilhados".
    • star.png indica o nome da área mais frequente em todos os utilizadores e o número acumulado de eventos que ocorreram na mesma.

    Os 3 indicadores restantes representam as ligações feitas a si:

    • connm.png indica o número de tentativas de ligação feitas por outros utilizadores a si. Este é ou análises ou comparações reais;
    • connu.png indica o número de utilizadores que estabeleceram algumas ligações consigo;
    • connoverlap.png indica o número de utilizadores com "uma sobreposição consigo", ou seja, onde a sua principal genealogia tem uma sobreposição existente na área-período.
    Janela de estatísticas e resultados

    É a janela seguinte:

    pt-compare-statistics-results.png

    Mostra 3 secções de estatísticas:

    • actividade do utilizador: o número acumulado de elementos partilhados por todos os utilizadores, incluindo o próprio;
    • resultados globais: os resultados acumulados dos utilizadores que efectuaram algumas comparações bem sucedidas;
    • os seus resultados: o resultado das suas próprias comparações.

    Estas estatísticas incluem apenas comparações feitas entre utilizadores ligados. Não incluem as comparações feitas entre duas genealogias locais.

    Botão de redisposição de janelas

    Este botão volta a arranjar as janelas na área de comparação.

    pt-compare-button-rearranje.png

    Isto pode ser útil depois de se ter movido as janelas, para mostrar tudo de novo de forma limpa.

    Botão de definição das preferências

    Este botão permite personalizar o seu perfil.

    pt-compare-button-settings.png

    Utilização

    O objectivo da ferramenta de comparação é encontrar antepassados comuns entre a sua genealogia e a genealogia de outra pessoa. Ou arranja alguém para lhe enviar o seu ficheiro Gedcom ou pede a essa pessoa que o carregue no Ancestris. Seja como for, utilize a ferramenta de comparação de genealogias para avaliar os pontos comuns.

    Como não sabe necessariamente de onde virão as suas próximas descobertas, pode ligar o modo de partilha na sua genealogia principal e esperar que alguém tenha uma genealogia que se sobreponha à sua.

    Caso esteja a comparar a sua genealogia com as genealogias de outros utilizadores, siga as instruções abaixo. Caso contrário, siga estas instruções.

    Verificar os utilizadores ligados

    A primeira coisa que verá ao lançar a ferramenta de comparação de genealogias é o conjunto de utilizadores ligados. Eles aparecerão como janelas vermelhas de "Genealogia ligada".

    Também os pode ver com o botão da lista de utilizadores.

    Activar o modo de partilha

    • Abra a sua genealogia principal. Sinta-se à vontade para abrir mais do que uma, se relevante.
    • Volte à janela de comparação de genealogia.
    • Seleccione a sua genealogia principal, se tiver mais do que uma aberta. Deve aparecer no canto superior esquerdo.
    • Clique em "Pronta", correspondente à sua genealogia principal. Isto irá calcular as áreas-períodos.

    Note que, a primeira vez que calcular as áreas-períodos de uma genealogia, pode demorar um pouco, se os locais não tiverem geo-coordenadas. O Ancestris primeiro procurá-los-á na base de dados Geonames.

    • Uma vez pronto, prima o botão verde do modo de partilha. Se a ligação for bem sucedida, deverá ouvir uma campainha.

    Agora, se as pessoas da comunidade Ancestris também estiverem a utilizar a ferramenta de comparação de genealogias ao mesmo tempo, aparecerá no seu ecrã, dentro de cerca de um minuto.

    Se o seu perfil não estiver preenchido, basta dirigir-se às preferências e preenchê-lo. Veja a secção correspondente nesta página.

    Pode então esperar que outra pessoa analise a sua genealogia, ou então iniciar uma análise.

    Analisar genealogias ligadas

    Uma vez em modo de partilha, pode analisar as genealogias ligadas uma a uma ou todas de uma só vez.

    Marque cada caixa Ver de cada genealogia ligada se quiser escolher uma genealogia a comparar. Clique em pt-compare-button-scan.png na barra de ferramentas para as analisar todas.

    A análise começará. Pode ver uma pequena roda a girar e o nome de cada utilizador cuja genealogia está a ser analisada.

    Os resultados da análise aparecem como sobreposições na janela de comparação. Esta análise é uma forma eficiente de seleccionar e mais tarde comparar apenas as genealogias onde exista uma sobreposição.

    Comparar genealogias ligadas

    Para as genealogias que se sobrepõem às suas, pode então efectuar uma comparação.

    • Clique em "Pronta" nas genealogias correspondentes. A comparação começa e obtém também o perfil do outro utilizador.

    No final do processo, a fotografia do utilizador deve aparecer no título da janela e ambas as caixas de verificação devem estar seleccionadas e verdes.

    Ver os resultados

    Quer tenha sido o próprio ou o outro utilizador a fazer a comparação, ambos verão os mesmos resultados.
    Poderá existir uma ligeira diferença dependendo se ambos mostraram ou ocultaram a informação privada, ou apenas um de vós o fez.

     

    Os resultados finais são divididos em 3 níveis:

    • o nível de sobreposição: indica a percentagem de área-período comum entre duas genealogias; uma área-período comum significa apenas que têm antepassados que, por acaso, tiveram eventos dentro da mesma área e dentro do mesmo período de 10 anos, nada mais;
    • o nível da cidade-apelidos: indica as cidades e os apelidos que são ambos iguais nas áreas-períodos comuns; uma cidade-apelido comum significa apenas que, entre os eventos dos antepassados acima mencionados, estão relacionadas pessoas com o mesmo apelido e na mesma cidade.
    • o nível do evento : indica os eventos que coincidem exactamente; os eventos comuns estão entre os mencionados acima e correspondem em termos de tipo de evento (nascimento, casamento, óbito ou outro), em termos de apelido, em termos de cidade, e em termos de ano.

    O nível de sobreposição é expresso como uma percentagem de todos as áreas-períodos das genealogias comparadas. Ambos os utilizadores devem ver a mesma percentagem.

    Abra o mapa de comparação para ver onde se encontram as áreas correspondentes.

    O nível de cidades-apelidos é expresso como um número. Os detalhes estão listados na lista da comparação.

    O nível do evento é expresso como um número. Os detalhes são listados na lista da comparação.

    Se não forem mostrados resultados, significa que não houve correspondência. Pode então ocultar o utilizador utilizando a caixa de verificação na lista de utilizadores ligados, ou utilizando o menu contextual na janela de utilizador ligado.

    Contactar um utilizador

    Caso haja elementos comuns suficientes entre si e um utilizador, poderá contactá-lo. Para isso, clique em pt-compare-button-email.png no perfil de utilizador ou utilize o menu contextual da janela do utilizador ligado.

    O botão de email permite-lhe gerar automaticamente uma mensagem para esta pessoa com o seu cliente de correio. Tudo o que tem de fazer é completar a mensagem e enviá-la.

    Circunstâncias especiais

    • Genealogias actualizadas: se alguém actualizar a sua genealogia desde a comparação anterior, é possível redefini-la. Utilize o menu contextual correspondente, local ou remoto, para actualizar os elementos da comparação.
    • Utilizadores inactivos: se um utilizador tiver virado do modo de partilha, permanecerá visível por si até fechar o Ancestris. Já não será possível comparar, mas a sua última comparação permanecerá visível. Se este utilizador voltar a partilhar, o Ancestris reactivá-lo-á.
    • Alterar a genealogia principal: pode decidir alterar a sua genealogia principal para comparar. Nesta situação, basta alterar a genealogia principal usando a lista pendente de genealogias locais. O Ancestris muda a genealogia. Isto desliga o modo de partilha, se estiver ligado. Será necessário voltar a ligá-lo.

    Comparações locais

     

    A comparação entre as genealogias locais é uma versão mais simples dos passos acima:

    • abrir as genealogias no Ancestris;
    • abrir a ferramenta de comparação de genealogias;
    • escolher qual delas é a principal a comparar com as outras;
    • clicar nas caixas "Pronta" das genealogias a comparar;
    • verificar cada resultado nas janelas de comparação. Aplicam-se os mesmos indicadores descritos acima.

    Personalização

    Pode personalizar o seu perfil.

    Perfil do Ancestris

    pt-compare-preferences.png

    Se quiser comparar a sua genealogia com a genealogia de outros utilizadores, terá de indicar aqui o seu perfil. Serve dois propósitos:

    • gera confiança e assim poderá efectuar a comparação com outros utilizadores;
    • fornece os seus dados de contacto aos outros utilizadores, e fornece uma indicação da sua localização, no caso de alguns utilizadores viverem ao seu lado.

    Evidentemente, pode indicar o que quiser nestes campos, e colocar a imagem do Zorro, por exemplo. Mas como acontece com as redes sociais, mais cedo ou mais tarde será banido e ninguém vai querer deixá-lo comparar a sua genealogia.

    Portanto, é do seu interesse dar a informação certa se quiser beneficiar desta característica de comparação.