Skip to main content

Marcação especial de indivíduos

Esta função marca determinados indivíduos especiais da sua genealogia, como os implexos familiares ou os indivíduos de topo.

pt_special_marking.png

Descrição

O Ancestris identifica 4 categorias especiais de indivíduos.

pt_special_marking_options.png

  • Indivíduos de topo: são os indivíduos sem progenitores no topo da árvore ascendente de um dado indivíduo raiz como De Cujus;
  • Indivíduos de base: são inversamente os indivíduos sem filhos na base da árvore descendente de um dado indivíduo raiz como De Cujus;. Podem ser solteiros ou casados e podem formar múltiplas uniões se um dentre eles não tiver descendentes.
  • Famílias com implexos: são os "casais de primos", ou seja, indivíduos que formaram uma união e que têm pelo menos um antepassado comum. É a sua união que gera o implexo, a saber, a redução do número de ascendentes dos seus descendentes. Podem ou não ter filhos já identificados na genealogia.
  • Ascendentes múltiplos: indivíduos em que alguns descendentes formaram uma união entre si, logo, uma família com implexos. Cada casal implexa ao seu grupo de ascendentes comuns. Cada ascendente múltiplo pode ser ascendente múltiplo de vários casais.
  • Procura avançada: indivíduos resultantes de uma procura avançada ou a eles ligados de alguma forma:
    • Indivíduos únicos encontrados;
    • Pais de indivíduos encontrados;
    • Filhos de indivíduos encontrados;
    • Cônjuges de indivíduos encontrados;
    • Ascendentes de indivíduos encontrados;
    • Descendentes de indivíduos encontrados.

Para cada uma destas populações, o Ancestris cria uma etiqueta para as marcar e encontrar mais facilmente mais tarde, por exemplo, na vista de procura avançada. Pode renomear a etiqueta como quiser, o Ancestris assegura-se de que ela começa com o carácter '_'.

O Ancestris propõe igualmente um rótulo para colocar no valor da etiqueta. A imagem acima mostra possíveis etiquetas.

Finalmente, graças às duas caixas na parte inferior da janela, pode definir se deseja marcar os indivíduos e famílias em questão ou simplesmente mostrá-los.

Em caso de marcação, a etiqueta estará presente no ficheiro Gedcom, gravado mais tarde.

Utilização

A marcação de indivíduos pode ser muito útil para recuperar facilmente os indivíduos a pesquisar ou a analisar.

Os indivíduos de topo e os indivíduos de base representam o perímetro exterior dos seus progressos genealógicos em termos de indivíduos.

As famílias com implexos e os ascendentes múltiplos permitem melhor compreender as filiações da sua genealogia.

Como se pode ver na imagem abaixo, o Ancestris rapidamente nos esclarece sobre todos os casais com implexos da genealogia e sobre a sua relação, graças à ferramenta "Ascendentes comuns".

pt_common_ancestors.png

Para aqui chegar, certifique-se de que seleccionou o indivíduo desejado nas vistas do Ancestris antes de iniciar a ferramenta, marque as populações que interessem na janela de opções descrita acima e clique em Aceitar.

A escolha de um indivíduo de referência só é útil para indivíduos de topo e de base. Para os implexos e ascendentes múltiplos, o Ancestris faz a procura em toda a genealogia.

Para cada uma das populações especiais, o Ancestris cria um separador na janela Documentos.

Indivíduos de topo

pt_top_inidividuals.png

No caso do ficheiro Bourbon aqui utilizado, pedimos a marcação e exibição dos indivíduos de topo, seleccionando Philipe II.

O Ancestris encontrou 36 indivíduos de topo na sua árvore ascendente, que são mostrados na lista. Basta clicar sobre os nomes para os mostrar nas vistas do Ancestris.

Cada nome individual é precedido por um número Sosa gerado para a ocasião, mas não armazenado no Gedcom. Este número é construído como os outros números Sosa do Ancestris, ou seja, com o número de geração e o próprio número Sosa.

A lista está em ordem ascendente de genealogia e número Sosa.

Ao clicar num dos indivíduos, pode vê-lo no editor Gedcom e constatar que a etiqueta _TREETOP foi adicionada.

pt_treetop.png

Indivíduos na base

pt_base_inidividuals.png

No caso do ficheiro Bourbon aqui utilizado, pedimos a marcação e exibição dos indivíduos de topo, seleccionando Philipe II.

O Ancestris encontrou 2 indivíduos de base na sua árvore descendente, que são mostrados na lista. Basta clicar sobre os nomes para os mostrar nas vistas do Ancestris.

Cada nome individual é precedido por um número d'Aboville gerado para a ocasião, mas não armazenado no Gedcom. Este número é construído como os outros números d'Aboville do Ancestris, ou seja, com o número de geração e o próprio número d'Aboville .

A lista está em ordem ascendente de genealogia e número d'Aboville .

Ao clicar num dos indivíduos, pode vê-lo no editor Gedcom e constatar que a etiqueta _TREEBOTTOM foi adicionada.

pt_treebottom.png

Para os indivíduos de base que formem pelo menos uma família sem filhos, o nome de la família é indicado no valor da etiqueta e será criada uma etiqueta por família sem filhos.

Famílias com implexos

pt_implex_famillies.png

No caso do ficheiro Bourbon aqui utilizado, pedimos a marcação e exibição das famílias com implexos. Neste caso não é necessário seleccionar previamente um indivíduo.

O Ancestris encontrou 5 famílias com implexos na genealogia Bourbon, que são mostrados na lista. Basta clicar sobre os nomes para os mostrar nas vistas do Ancestris.

Cada nome de família é precedido por um número entre parênteses. É o número de antepassados comuns aos dois membros do casal. Note que estes indivíduos voltam a encontrar-se como Ascendentes múltiplos no separador seguinte.

A lista está em ordem descendente do número de ascendentes comuns.

Ao clicar numa das famílias, a janela de ascendentes comuns mostra o caminho visual de um dos antepassados comum aos dois membros do casal.

pt_common_ancestor_path.png

Pode ver no editor Gedcom que a etiqueta _IMPLEX foi adicionada.

pt_implex.png

Ascendentes múltiplos

pt_multiple_ancestors.png

No caso do ficheiro Bourbon aqui utilizado, pedimos a marcação e exibição dos ascendentes múltiplos. Neste caso não é necessário seleccionar previamente um indivíduo.

O Ancestris encontrou 79 ascendentes múltiplos na genealogia Bourbon, que são mostrados na lista. Basta clicar sobre os nomes para os mostrar nas vistas do Ancestris.

Cada nome de família é precedido por um número entre parênteses. É o número de casais entre os seus descendentes que são de famílias com implexos. Note que estes indivíduos voltam a encontrar-se como famílias com implexos no separador anterior.

A lista está em ordem descendente do número de famílias com implexos.

Ao clicar numa das famílias, poderá vê-la nas vistas do Ancestris. Pode ver no editor Gedcom que a etiqueta _MULTANC foi adicionada ao indivíduo, seguida da lista de todas as famílias com implexos da sua descendência.

pt_multanc.png

Os ascendentes múltiplos podem ser mostrados a negrito (são então portadores da etiqueta _SOSA ou _SOSADABOVILLE de uma numeração anterior), ou mostrados em roxo (sem ligação com a linhagem ascendente ou descendente do De Cujus.

Procura avançada

pt_advanced_search.png

No caso do ficheiro Bourbon aqui utilizado, pedimos a marcação e exibição de progenitores de indivíduos de profissão Abadessa (Abbesse).

Na procura avançada, já seleccionámos as abadessas. Em seguida, na ferramenta de marcação, marcámos Procura avançada, e escolhemos a relação "Pais dos indivíduos encontrados".

O Ancestris encontrou 6 abadessas e 11 progenitores.

Os indivíduos estão dispostos em ordem alfabética.

Ao clicar num dos indivíduos, pode vê-lo no editor Gedcom e constatar que a etiqueta _MYSELECTION foi adicionada.

pt_my_selection.png

Personalização

De momento, não há personalizações disponíveis para esta ferramenta.