Skip to main content

Árvore dinâmica (I)

A árvore dinâmica, ou ainda a árvore genealógica, ou mais simplesmente, a árvore, oferece uma visualização sob a forma de árvore, facilitando a selecção rápida de indivíduos e mesmo a construção da própria árvore.

pt_dynamic_tree.png

É a vista que mais se parece com a ideia generalizada de uma árvore genealógica clássica eque melhor demonstra as relações entre os indivíduos e as suas famílias.

Descrição

Esta janela mostra a árvore sob uma barra de ferramentas.

Árvore

A árvore mostrada é a de um indivíduo raiz, com os seus ascendentes de um lado e os seus descendentes do outro.

Os indivíduos e as suas famílias são representados por caixas. Estas caixas são unidas por meio de linhas de filiação, e são organizadas de forma ascendente e descendente como ramos e raízes de árvores.

Sempre que um descendente tenha mais do que uma união, os seus cônjuges também serão mostrados, um de cada vez.

Todos os outros indivíduos da genealogia não estão visíveis nesta árvore, mas podem ser vistos noutras árvores mudando o indivíduo raiz.

Indivíduo raiz

O indivíduo raiz é aquele em torno do qual a árvore é construída. O seu nome é indicado na barra de ferramentas. Como pré-definição, é mostrado numa caixa com moldura castanha.

arbre_racine.png

O indivíduo raiz pode ser diferente do indivíduo seleccionado. A árvore muda sempre que outro indivíduo é seleccionado como raiz. É por isso que a árvore é chamada dinâmica.

É necessário distinguir o indivíduo raiz do indivíduo seleccionado. De facto, para se poder mover na árvore para seleccionar um por um os indivíduos e mostrá-los nas vistas e editores, é preferível que a árvore não mude. 

A raiz também pode ser uma família que não altera fundamentalmente a exibição da árvore.

A árvore pode ser exibida verticalmente (ascendente no topo) ou horizontalmente (ascendente à esquerda).

Quando a árvore é demasiado grande para ser exibida na sua totalidade, as barras de rolagem na parte inferior e à direita permitem-lhe mover-se por toda ela. Também pode usar a antevisão para se deslocar na árvore.

Por pré-definição, a caixa do indivíduo raiz tem uma moldura castanha, ao passo que a caixa do indivíduo seleccionado tem uma moldura amarela.

Indivíduo seleccionado

O indivíduo seleccionado no Ancestris é aquele que aparece, por pré-definição, numa caixa com moldura amarela. Eis um exemplo abaixo.

arbre_individu_selectionne.png

As caixas Indivíduo e Família

Cada caixa mostra informação sobre o indivíduo ou família que representa.

O aspecto das caixas (letra, alinhamento, cores, dimensões, etc.), assim como as categorias de informação mostrada (nome, datas, locais, etc.) podem ser personalizadas utilizando modelos.

Se um indivíduo tiver mais de um casamento, a caixa do cônjuge, situada à direita, terá no seu lado direito um botão com um sinal mais (+). Cada clique neste botão selecciona sucessivamente outro dos cônjuges.

nextspouse.png

Todas as caixas dispõem de um menu contextual acedido com um clique direito. É assim que gerimos a árvore.

Cores

Por defeito, os contornos das caixas têm as seguintes cores:

  • amarelo para o indivíduo seleccionado e para o indivíduo raiz se for o mesmo;
  • castanho para o indivíduo ou família raiz, se diferente da entidade seleccionada;
  • azul para os homens, rosa para as mulheres, cinzento escuro quando o sexo é desconhecido;
  • cinzento claro para as famílias.

É possível alterar estas cores, veja o parágrafo sobre personalização.

Símbolo de união

Este símbolo,  arbre_union.png  encontra-se entre dois cônjuges e indica que a árvore está a mostrar famílias e cônjuges. É possível ocultar famílias e cônjuges.

Botões de contracção e expansão de um ramo

Estes botões estão colocados no início de cada ramo. São os botões de contracção  arbre_contraction.png  e de expansão  arbre_extension.png . Isto permite melhorar a exibição de certas partes da árvore.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas da árvore dinâmica compreende, da esquerda para a direita, os seguintes botões:

pt_tree_tool_bar.png

Se pairar com o rato por cima de um botão, verá uma dica sobre a sua função.

Cursor de ampliação

O selector de ampliação permite variar o grau de ampliação da área de visualização, arrastando-o com o rato.

Para a esquerda, reduzimos a ampliação, mais indivíduos podem ser vistos no ecrã.
Para a direita, aumentamos a ampliação, vemos menos indivíduos mas a informação é mais legível e as caixas provavelmente mostram mais informação.

Graças a este cursor, o utilizador pode ajustar instantaneamente a escala da área de visualização para se adaptar à sua actividade, gostos e vista, quantas vezes quiser e de uma forma muito precisa.

Botão Mostrar/Ocultar a janela de antevisão

Este resumo, ou antevisão, permite ver uma miniatura da árvore correspondente ao indivíduo raiz e uma deslocação rápida na árvore, caso a árvore a mostrar não caiba na janela da árvore dinâmica.

Se este botão estiver activo, aparece uma pequena janela em cima à esquerda.

arbre_apercu.png

Esta janela apresenta um modelo à escala da árvore completa correspondente ao indivíduo raiz. Vemos em amarelo e castanho os indivíduos seleccionados e de raiz. Aqui, eles são os mesmos, portanto em amarelo.

Um novo clique no botão oculta esta janela.

Dentro desta janela, um rectângulo verde representa a grande área da árvore actualmente visível, dependendo do tamanho da janela ou do ecrã. A deslocação deste rectângulo colorido com um arrastar do rato afecta imediatamente toda a área de visualização, de modo que algumas áreas que anteriormente não eram visíveis passam assim a ser visíveis, sem ter de utilizar as barras de deslocamento.

Um clique numa mini-caixa dentro da antevisão reposiciona a árvore: o indivíduo correspondente é colocado no centro da janela.

Este movimento da árvore na antevisão ou o clique de reposicionamento não modificam nem o indivíduo raiz nem o indivíduo seleccionado.

Além disso, é possível modificar o tamanho da janela de antevisão, através de um arrastar e largar do rato a partir do seu canto inferior direito.

Botão Mostrar disposição vertical ou horizontal

Este botão alterna entre dois tipos de exibição de árvores:

  • horizontal - de acordo com a representação habitual da passagem do tempo (da esquerda para a direita), os antepassados são colocados à esquerda, e os descendentes à direita;
  • vertical - de acordo com o significado geralmente associado aos ascendentes/descendentes opostos, os antepassados são colocados no topo e os descendentes na base.

Botão Ocultar/Mostrar famílias e cônjuges

Este botão permite alternar entre dois modos de exibição relativos aos cônjuges do indivíduo raiz e os dos seus descendentes. Esta escolha só é possível quando a entidade raiz é um indivíduo e não uma família:

  • modo Família - mostra cônjuges e famílias;
  • modo individual - oculta cônjuges e famílias.

Ocultar os cônjuges poupa espaço na área de exibição. Cada clique no botão muda imediatamente a árvore para o outro modo.

Botão Mostrar símbolos de dobrar/desdobrar ramos

Este botão alterna entre dois modos de ver respeitantes aos botões de contracção ou expansão dos ramos.

  • Primeiro modo: mostrar os símbolos de contracção ou expansão do ramo.

  • Segundo modo: ocultar estes mesmos símbolos.

 

Ocultar estes símbolos poupa espaço para a exibição da árvore. Cada clique no botão muda imediatamente a árvore para o outro modo.

Botão Contrair/Expandir ramos memorizados

Este botão permite-lhe alternar entre dois modos de exibição de ramos, uma vez que tenha contraído pelo menos um.

  • Extensão: desdobra todos os ramos que foram contraídos anteriormente.
  • Contracção: dobra todos os ramos que anteriormente estavam expandidos.

Isto torna possível manter os ramos dobrados em memória e mudar mais facilmente entre os dois modos, se forem sempre os mesmos ramos que se quer dobrar. Cada clique no botão muda imediatamente a árvore para o outro modo.

Botão Alterar indivíduo raiz

Este botão tem duas acções que permitem escolher uma nova entidade raiz. Um clique no botão executa a primeira acção. Um clique na pequena seta para baixo, à direita do botão, selecciona uma das duas acções:

  • acção Reconstruir árvore a partir da entidade seleccionada propõe fazer da entidade actualmente seleccionada a nova raiz da árvore e indica o seu nome;
  • acção Reconstruir árvore a partir da entidade da sua escolha abre uma janela com uma lista pendente que lhe permite escolher a nova raiz entre todos os indivíduos ou famílias registados na genealogia.

Botão Recentrar a árvore

Este botão inclui duas acções, ambas lhe permitem recentrar a árvore. Um clique no botão executa a primeira acção. Um clique na pequena seta para baixo, à direita do botão, permite-lhe escolher uma das duas acções:

  • acção Recentrar a árvore na entidade seleccionada coloca a entidade actualmente seleccionada no centro, indicando o seu nome;
  • acção Recentrar a árvore na entidade raiz coloca a entidade raiz no centro.

Botão Marcadores para alterar o indivíduo raiz

 

Este botão permite-lhe alterar o indivíduo ou a família raiz de uma das entidades registadas como marcador.

Ao clicar no botão abre um menu de marcadores actualmente registados. Este menu permite escolher com um só clique o indivíduo ou a família que deseja estudar e torná-la instantaneamente a entidade raiz da árvore.

Como os marcadores são totalmente definidos pelo utilizador, este menu está vazio se nunca definiu nenhum.

Para criar um novo marcador, utilize primeiro o menu contextual sobre uma entidade visível no Ancestris. Isto pode ser feito a partir da árvore ou de qualquer outra vista onde o menu contextual seja permitido:

  • abra o menu contextual clicando com o botão direito do rato sobre a entidade visível;
  • seleccione o comando Marcador em árvore dinâmica;
  • se necessário, uma janela de confirmação permite alterar o nome proposto para o futuro marcador;
  • após validação, o marcador é criado e aparece agora no menu.

Só se pode colocar um máximo de 16 marcadores na lista. Se o utilizador tentar criar um 17º marcador, este substituirá um dos 16 já gravados, que será permanentemente apagado sem qualquer aviso.

A gestão dos marcadores actualmente gravados, a sua ordem de aparecimento no menu e a sua eliminação, é feita no separador Marcadores das definições de visualização actuais.

Botão Captura de ecrã

Este botão permite-lhe fazer uma captura de ecrã de uma parte da árvore, para a colocar na memória ou num ficheiro.

No exemplo abaixo, a parte capturada será a área verde e será colocada na memória. Esta área verde pode ser movida e modificada com o rato (arrastar e largar ou esticar o canto inferior direito).

pt_scree_capture.png/!\  Imagem com texto errado

Nome da entidade raiz

Na barra de ferramentas pode ver o nome do indivíduo raiz da árvore.

Botão Fixar a vista actual

Este botão impede a actualização da entidade seleccionada na árvore, uma vez que seleccione outra entidade noutra vista do Ancestris.

Botão Seleccionar modelo para indivíduos/famílias

Este botão permite-lhe alterar a forma como a informação é mostrada para indivíduos ou famílias. O botão mudará dependendo se está seleccionado um indivíduo ou uma família.

Clicando no botão abre a lista de modelos correspondentes a um indivíduo ou a uma família. Os modelos prontos a usar permitem ao utilizador adaptar a exibição ao seu gosto pessoal.

pt_blueprints.png

Botão Configurar vista

Este botão permite personalizar um grande número de coisas sobre a apresentação da árvore dinâmica. Abre o diálogo de parâmetros da vista actual.

Utilização

As possíveis utilizações da vista da árvore dinâmica são :

  • ver a árvore da sua escolha a explorar mais tarde, por exemplo para uma publicação, ou para uma exportação parcial de ramos;
  • navegar na árvore e seleccionar um indivíduo para ser mostrado noutras vistas ou para ser editado num editor;
  • construir uma árvore, adicionando ou removendo indivíduos utilizando o menu contextual;

Visualizar a árvore da sua escolha

A primeira função da árvore é mostrar os ascendentes e descendentes de um indivíduo raiz. Os outros indivíduos não serão visíveis. A sua primeira escolha é, portanto, escolher esta pessoa de modo a ter o número máximo de indivíduos na árvore, o que lhe evitará ter de mudar de raiz com demasiada frequência.

Uma vez escolhido, há várias maneiras de mudar o indivíduo raiz:

  • o botão Alterar entidade raiz na barra de ferramentas;
  • seleccionar uma entidade do menu Marcadores na barra de ferramentas, desde que tenha definido previamente os marcadores;
  • um duplo clique na caixa da entidade escolhida na árvore;
  • um duplo clique sobre a entidade individual ou familiar na tabela de entidades, no editor Gedcom, ou no explorador Gedcom;
  • a escolha de fazer desta entidade a raiz da árvore dinâmica a partir do menu contextual.

Assim que uma nova raiz é definida, a árvore exposta muda e refaz os ascendentes e descendentes correspondentes. A entidade de raiz também se torna a entidade seleccionada até que outra entidade seja seleccionada.

A fim de ver ou ocultar elementos para optimizar a apresentação da sua árvore, tem à sua disposição todos os botões da barra de ferramentas.

Pode também personalizar o conjunto de elementos mostrados, e as possibilidades são numerosas. Consulte o parágrafo sobre personalização.

Assim que a árvore que deseja for exibida na forma que deseja, pode imprimi-la ou fazer uma captura de ecrã da mesma.

Também é possível exportar os indivíduos visíveis num novo ficheiro Gedcom.

NaviguerNavegar dansna l'arbreárvore ete sélectionnerseleccionar unum individuindivíduo

ÀA partir do indivíduo raiz, é possível navegar através de relações familiares dentro dos ascendentes da entidade de raiz, ou dentro dos descendentes e seus cônjuges. Em geral, a navegação dentro de entidades na árvore é feita utilizando o rato:

  • arraste e largue a árvore para mover a árvore para os indivíduos desejados;
  • um duplo clique na célula de uma entidade para fazer dela a nova entidade raiz, o que lhe permite então ver os seus ascendentes e descendentes;
  • um único clique na caixa de uma entidade para a seleccionar e mostrar as suas informações nas outras vistas.

Devido à exibição com os ascendentes do indivíduo raiz de um lado e os seus descendentes do outro, pode simplesmente mover-se à volta da árvore sem mudar a sua raiz para ver os ascendentes de um ascendente e os descendentes de um descendente.

Assim que se trate de ver os descendentes de um ascendente, ou os ascendentes de um descendente, a árvore deve ser reconstruída a partir de l'individuuma racine,nova vousraiz.

pouvez

Por naviguerexemplo, viapara lesver liensos familiaux au sein des ascendantsirmãos de l'entitéum racine,dado indivíduo, ele deve ser um descendente do indivíduo raiz e depois simplesmente mover a árvore para os irmãos.

Se não for o descendente do indivíduo raiz, então o indivíduo raiz deve ser mudado. Por exemplo, escolha um dos seus pais ou aua seinfamília descomposta descendantspelos etseus dois pais como o novo indivíduo raiz.

Qualquer que seja a forma de leursfuncionamento, conjoints.a selecção de um indivíduo ou de uma família na árvore dinâmica é instantaneamente reflectida nas outras janelas.

DeA manièreselecção générale,de lauma navigationentidade aunão seinmodifica desa entitéescolha da raiz, não tendo por isso qualquer efeito na estrutura da árvore mostrada.

No entanto, mencionemos finalmente que em dois casos concretos, a selecção e a raiz fundem-se numa mesma caixa:

  • por um lado, cada vez que a caixa seleccionada através de l'arbreum seclique faité aua moyenentidade raiz;
  • por outro lado, cada vez que uma nova raiz é adoptada através de laum souris.

    duplo
    • Un glisser déposer de l'arbre pour déplacer l'arbre vers les individus recherchés
    • Un double-clic sur la case d'une entité pour faire de celle-ci la nouvelle entité racine ce qui permet alors de voir ses ascendants et ses descendants
    • Un clic simple sur la case d'une entité pour sélectionner celle-ci et afficher ses informations dans les autres vuesclique.

    Du

    Construir faituma de l'affichage avec les ascendants de l'individu racine d'un côté, ses descendants de l'autre, on peut noter que l'on peut simplement se déplacer dans l'arbre sans changer sa racine pour voir les ascendants d'un ascendant et les descendants d'un descendant.

    árvore

    DèsPode lorsconstruir qu'iluma s'agitárvore devisualmente, voirdirectamente les descendants d'un ascendant, ou les ascendants d'un descendant, il faut refaire l'arbre àa partir d'uneda nouvelleárvore racine.

    dinâmica

    Parutilizando exemple, pour voir les frères et sœurs d'un individu, il faut qu'il soit le descendant de l'individu racine et il suffit alors de déplacer l'arbre jusqu'à lui.

    S'il n'est pas le descendant de l'individu racine, il faut alors changer l'individu racine. Par exemple choisir pour nouvelle racine, soit l'un de ses parents, soit la famille constituée par ses deux parents.

    Quelle que soit la manière d'opérer, la sélection d'un individu ou d'une famille dans l'arbre dynamique est instantanément répercutée dans les autres fenêtres.

    Le fait de sélectionner une entité ne modifie pas le choix de la racine, et n'a donc aucun effet sur la structure de l'arbre affiché.

    Mentionnons cependant pour finir que dans deux cas, sélection et racine se confondent dans une seule et même case : d'une part, chaque fois que la case sélectionnée au moyen d'un clic n'est autre que l'entité racine, d'autre part, chaque fois qu'on adopte une nouvelle racine au moyen d'un double-clic.

     

    Construire un arbre

    Vous pouvez construire un arbre de façon visuelle directement depuis l'arbre dynamique au moyen duo menu contextuel,contextual, aveccom unum clic-droitclique surcom l'individuo depuisbotão lequeldireito vousdo voulezrato ajoutersobre uneo entité,indivíduo ao qual deseja adicionar uma entidade, ou que vousgostaria voudriezde supprimer.remover.

    CréationCriação d'unde individuum supplémentaireindivíduo suplementar

    DansNa laárvore vuedinâmica, Arbre dynamique, laa créationcriação d'de un individuindivíduo ou d'unefamília familleefectua-se s'effectuemediante au moyen duo Menumenu contextuelcontextual quique s'ouvrese d'unabre cliccom droitum effectuéclique surdireito lado caserato d'unesobre entitéa choisiecaixa commeda référence.entidade escolhida como referência.

    Ici,Eis leo menu contextuelcontextual àa partir dedo l'individuindivíduo Jacqueline BouvierBouvier:

    :

    arbre-creation.pngpt_context_menu.png

    • Pour la création ou l'ajout d'un individu en lien avec l'individu, choisir l'action Ajouter une autre personne ou une famille, puis, dans le sous-menu qui s'ouvre, choisir l'une des actions souhaitée Ajouter une famille de parents, Ajouter un frère, etc.)
    • Vous pouvez directement ajouter également un media, une note ou une source par l'action Ajouter un media, une note ou une source
    • Pour la création d'une entité sans aucun lien avec cette entité de référence, choisir l'action Créer une entité globale

    Pour l'ajout d'une entité, Ancestris vous demande alors via une fenêtre de confirmer si vous souhaitez créer une nouvelle entité ou en relier une existante. Exemple ici pour ajouter un frère :

    arbre_ajouter_frere.png

    En cas de nouvelle entrée, Ancestris vous positionne dans l'éditeur par défaut sur un nouvel individu.

    Vous y saisissez les informations correspondantes, les validez, et l'individu s'ajoute ensuite dans l'arbre, à condition que l'individu ajouté soit un ascendant ou un descendant de l'individu racine. Dans le cas contraire, il a bien été créé mais n'apparaît pas.

     

    Modification des informations d'un individu ou d'une famille

    La modification d'un individu s'effectue également par le Menu contextuel.

    L'éditeur par défaut se positionne alors sur l'individu cliqué. Effectuez vos modifications. Elles apparaîtront immédiatement après  votre validation, à condition de faire partie des informations affichables dans les cases.

     

    Suppression d'un individu ou d'une famille

    La suppression d'un individu ou d'une famille s'effectue également par le Menu contextuel.

    Le choix de l'action Supprimer les propriétés sélectionnées vous demande alors une confirmation.

    arbre_supprimer.png

    Si la suppression est confirmée, l'affichage de l'arbre se met à jour immédiatement.

    Cela peut transformer notablement l'affichage de l'arbre si l'entité sélectionnée était la racine ou au milieu d'une branche.

    • Si l'individu racine est supprimé, l'arbre disparaît totalement.
    • Si un individu dans une branche est supprimé, toute la fin de la branche disparaît.

     

    Personnalisation

    La personnalisation de l'arbre se fait à l'aide des boutons de la barre d'outils pour les différents mode d'affichage, et de la fenêtre des paramètres, accessible avec le bouton Paramètre de la Vue Actuelle de la barre d'outils.

    arbre_parametres.png

    Les modifications se font dans les différents onglets, et la sortie de la fenêtre se fait à l'aide des boutons en bas et à droite :

    • Le bouton OK, pour fermer le panneau en validant les éventuelles modifications ;
    • Le bouton Annuler, pour fermer le panneau sans valider les éventuelles modifications.

    Onglet des paramètres Généraux

    Cet onglet permet de modifier des paramètres de navigation et le style de l'affichage.

    Navigation

    • La case à cocher Centre automatique sur l'entité sélectionnée, lorsqu'elle est activée, force l'affichage à se centrer sur cette une entité dès qu'elle est sélectionnée. Cela met donc à jour l'affichage à chaque changement d'entité dans les autres fenêtres d'Ancestris.
    • Le menu déroulant Action dans l'Arbre sur un double-clic permet de sélectionner dans ce menu, l'action à effectuer lors d'un double-clic :
      • Changer la racine (choix par défaut)
      • Aucune
      • Centrer
    • Le Nombre de générations autour de l'individu racine permet de n'afficher que le nombre de générations correspondant. En changeant ce paramètre, l'arbre se modifie immédiatement, ce qui vous permet de le régler précisément à votre souhait. Le maximum est de 99 générations de part et d'autre de la racine.
    • La case à cocher Afficher les informations rapides sur chaque entité, permet d'afficher une fenêtre info-bulle lors du survol d'une entité avec la souris. Cette fenêtre permet de voir des informations de base sur l'entité en question, dans le cas où peu d'informations seraient affichées dans les cases, ou que celles-ci ne seraient pas suffisamment visibles.

    Style

    Trois styles sont définis par défaut, et un quatrième vous permet de définir le vôtre.

    Lors du choix d'un style, l'affichage de l'arbre se modifie immédiatement.

    Pour créer votre propre style, sélectionnez Mon Style et ensuite allez régler le calque, les couleurs et les réglages que vous voulez. ceux-ci seront mémorisés comme étant votre style.

    •  

    Onglet Signets

    Le volet Signets sert à gérer les signets : ordre et suppression.

    Il est composé de la liste des signets actuellement enregistrés, sous laquelle figure une série de boutons : Haut, Bas et Effacer.

    L'ordre des signets dans cette liste est le reflet exact de celui dans lequel se présentent les signets dans le menu Signet de la barre d'outils. Pour modifier cet ordre, il faut sélectionner dans la liste le signet à déplacer (en cliquant dessus), et utiliser les boutons Haut et Bas.

    Pour supprimer un signet, il faut le sélectionner, puis cliquer sur le bouton Effacer.

    Ce volet ne permet ni de créer, ni de renommer un signet. Pour créer un signet, voir le paragraphe Bouton Signets. Pour renommer un signet, il faut d'abord le supprimer, puis en créer un autre depuis la même entité, et avec le nom approprié.

    Onglet Couleurs

    Ce volet permet la personnalisation des couleurs des liens, des cadres, de la surface des cases et de l'arrière-plan de l'arbre.

    Zone de choix de l'élément à colorer

    La zone supérieure de l'onglet Couleurs liste les éléments de l'affichage de l'arbre dont la couleur est modifiable, chaque ligne se terminant par un carré de la couleur actuellement retenue pour cet élément.

    arbre-couleurs.png

    Lorsqu'un des éléments ci-dessus est sélectionné d'un clic de souris, sa couleur peut être modifiée dans la zone inférieure.

    Zone de la sélection des couleurs

    La zone inférieure de l'onglet Couleurs contient elle-même un certain nombre d'onglets qui sont autant de façons différentes de choisir des couleurs.

    Choisissez la couleur que vous voulez, celle-ci met à jour le petit carré dans l'élément de la zone supérieure.

    Onglet Réglages

    Cet onglet permet de choisir la police de caractère et sa taille, des modalités d'affichage, et la taille des cadres.

    arbre_reglages.png

    Polices

    • La zone Police permet de sélectionner le type de la police dans un menu déroulant, et la taille de celle-ci, dans la lucarne située à droite de ce menu.

    Affichage

    • La case à cocher Relier les cadres par des lignes brisées, lorsqu'elle est activée, transforme les liens de filiation entre les cases en lignes brisées ou coudées, plutôt qu'en lignes directes.
    • La case à cocher Affiche le symbole d'union, lorsqu'elle est activée, affiche un double anneau entre les deux individus composant une famille.
    • La case à cocher Activer l'antialiasing, lorsqu'elle est activée, produit un lissage de l'affichage des pixels pour les images.

    Cadres

    • La zone Cadres permet de choisir la forme et la taille des cadres des individus et des familles.