Abrir uma genealogia (I)
Esta acção inicia a abertura de um ficheiro em formato Gedcom.
- o ficheiro que pretende abrir foi criado com o Ancestris;
- o ficheiro que pretende abrir foi criado por outro programa ou página web de genealogia.
Ficheiro proveniente do Ancestris
Neste caso, o ficheiro é aberto directamente e mostrado no mesmo estado em que foi gravado pela última vez.
Poderia ter sido aberto a partir da página de boas vindas, que memoriza os últimos ficheiros utilizados.
Ficheiro não proveniente do Ancestris
Se o ficheiro não é do Ancestris, provavelmente está a tentar migrar o dito ficheiro para o Ancestris ou, no mínimo, importá-lo para ver como estão os dados e usar algumas funções do Ancestris para o transformar.
O Ancestris detectará a sua origem e proporá por si mesmo a sua importação, ou seja, a sua "conversão" num Gedcom mais ortodoxo.
Pode encontrar uma descrição completa deste processo na secção Descobrir o Ancestris > Processo de importação.
Avisos na abertura
Se o seu ficheiro Gedcom apresenta anomalias Gedcom, o Ancestris mostrará essa informação numa janela durante a abertura do ficheiro.
/!\ Imagens com textos em inglês - botão Close Se os erros forem demasiado graves, o Ancestris não conseguirá abrir o ficheiro e pedir-lhe-á para os corrigir primeiro.
Se a abertura estiver concluída e esta janela aparecer, cada linha é clicável e mostra a entidade nas outras vistas do Ancestris.
Pode eventualmente corrigir esses erros imediatamente, ou mais tarde no relatório Verificação da norma Gedcom e anomalias.
O exemplo acima foi criado a partir do zero para ilustrar esta situação. O primeiro aviso, por exemplo, indica que a etiqueta de localização está ausente no cabeçalho. Esta é a que define a estrutura dos lugares na genealogia. Veja a secção Locais para mais detalhes.
Neste caso, pode adicioná-la imediatamente clicando em Reparar avisos do cabeçalho ao fundo da janela.